x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 566

Revenda de Mercadoria Usada

Sidnei Roberto Alves

Sidnei Roberto Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Supervisor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 16:26

Boa tarde!

Gostaria de saber qual a incidência do PIS/COFINS na revenda de mercadoria usada.

Vou exemplificar:

Minha empresa vende mercadorias para clientes pessoas físicas e quando este não quita o débito, muitas vezes, os clientes dão outros bens para liquidar a divida.

A empresa emite uma nota fiscal de compra dessa mercadoria, sem recuperar nenhum imposto e quita a dívida do cliente.

Posteriormente revendemos essas mercadorias com preço abaixo do mercado, por se tratarem de mercadorias usadas e não encontrei na legislação nenhuma dispensa de recolhimento, ou alíquota 0 desses produtos.

A dúvida é, devo oferecer essa receita de venda de mercadorias usadas pare tributação? Se sim, posso tomar o crédito na compra? Os produtos com NCM alíquota 0 (computadores, smartphones etc..) mesmo usados posso considerar alíquota 0?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.