x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 785

Destaque de IPI NF-e Importação

Paulo Sérgio Alástico

Paulo Sérgio Alástico

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 11:44

Bom dia.
Meu departamento de faturamento emitiu um danfe de entrada de importação e destacou no campo do IPI um valor a menor, porém, no valor total da nota o valor do IPI somado é o que consta com documento da importação.
Posso me creditar do valor do IPI correto?
Não posso cancelar esse danfe porque ja foi dado o aceite da nota pela transportadora.
Uma carta decorreção do campo de IPI resolve isso?

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 11:57

Paulo Sérgio Alástico,

Se o IPI está destacado a menor na NF, voce pode emitir uma NF complementar somente com a diferença deste IPI.

As alterações através de carta de correção devem obedecer o convênio sn 1970 e ajuste sinief 01/07, onde se lê:

§ 1º-A Fica permitida a utilização de carta de correção, para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com:

I - as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;

att

Paulo Sérgio Alástico

Paulo Sérgio Alástico

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 12:18

Em se tratando de nota de entrada de importação não posso fazer nota complementar do IPI devido o valor total da nota esta com o IPI certo de acordo com documento de importação, somente no campo de destaque do IPI esta com valor a menor.
Uma nota de complemento do IPI iria alterar também o valor total da nota e esse já esta correto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.