x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.478

Emissão de nota fiscal de serviços sem ter funcionário regis

Vanessa Pedrosa M. Mendes

Vanessa Pedrosa M. Mendes

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 07:57

Bom dia,

Preciso esclarecer uma dúvida presto serviços para uma empresa de construção civil a pouco tempo, então ainda tenho muitas dúvidas neste assunto, a empresa contratou um pintor para uma pequena obra de 2 semanas, e ela precisa emitir uma nota fiscal deste serviço, porém no momento ela não tem nenhum funcionário registrado, pois estava sem nenhuma obra, somente fazendo projetos que os próprios sócios executam, minha dúvida é como o serviço de pintura entende-se que seria executada por um funcionário, como emitir a NF? Eu poderia fazer um RPA para o pintor e depois emitir a NF ou deveria fazer um contrato de trabalho por tempo determinado?

Agradeço a atenção.

Vanessa Pedrosa

ALISSON GIANNETTI

Alisson Giannetti

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 08:03

Bom dia!

Não entendi, como assim vocês contratam um pintor e vocês emitem a nota?
Não seria o contrário, o prestador do serviço é que tem que emitir uma nota pra vocês?
Caso ele não tenha empresa aí entra na questão que você salientou " RPA". Caso contrário se ele tiver empresa, pode emitir a nota normalmente, pois já fica subentendido que na falta de empregados quem realiza a pintura é o próprio dono da empresa.
O fato de ter ou não ter funcionário não impede que o dono da empresa exerça atividade.

Danilo A. Alarcon

Danilo A. Alarcon

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 11:19

Vanessa, bom dia!

Então a sua duvida, será melhor respondida no âmbito trabalhista, mas já adianto que o custo do RPA, será menor, do que o contrato de tempo determinado.
Faça o seguinte, emita a RPA do valor pago à ele, retenha o INSS do mesmo, lance na Folha de Pagamento, e emita a NFs com o valor da obra, sem problema algum.



_____
Alisson, ela contratou o pintor para fazer uma obra num cliente dela, na verdade ela terceirizou um serviço que por ela foi contratado. Acho que dessa forma ficou mais claro.

ALISSON GIANNETTI

Alisson Giannetti

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 13:23

Boa tarde!

Danilo e Vanessa, eu não tinha entendido...agora ficou claro!
Bom, o Danilo respondeu bacana, ele já pensou até na SEFIP. ..realmente se contratar autônomo terá só o 11% do INSS.
Aí você pode fazer igual o Danilo falou, lança na folha de pagamento, faz o RPA e emite a NF.
Esse Danilo esta com a cabeça boa né Vanessa?
Bom, valeu a intenção aí gente, abraços!!


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.