x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 80.783

Emissão de Notas fiscal de serviço sem informar CPF/CNPJ

Michele Santana Alves

Michele Santana Alves

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 13:39

Boa tarde,

Meu cliente presta serviço de odontologia, e na hora da emissão da NFs-e muitos não informa o CPF, e como só há possibilidade de emitir NFs-e sem CPF no caso da pessoa física ser estrangeiro, minha duvida, como comprovarei a prestação desse serviço para fins de apurar o Imposto?

Poderia emitir NF manual ?

obrigada!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 13:57

Michele boa tarde,

Verifique se o município prevê obrigatoriedade total de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.

Sendo assim, é preciso emitir NFS-e sem o CPF, se for o caso, e tributar a partir do valor, normalmente.

Se o município rege obrigatoriedade total de Notal Fiscal Eletrônica de Serviços, jamais você poderá emitir o documento em talão, pois o mesmo não terá valor fiscal e ficará em desacordo com a legislação municipal.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Michele Santana Alves

Michele Santana Alves

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 14:17

Fernando,

Mas não há nenhuma irregularidade se eu emitir essa NFs-e sem o CPF, mesmo que a pessoa não seja estrangeiro?, por que o que eu vi no site da Prefeitura de SP é que somente para pessoa física estrangeiro que poderia emitir a NF, posso emitir a NF para pessoa residente no brasil mesmo sem o CPF?


verifiquei quanto ao caso da obrigatoriedade, empresa tem total então não poderá emitir NF de talão .

Maureen Corregiari

Maureen Corregiari

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 14:35

Olá Michele

Sim você pode emitir a nota pela PMSP sem apontar o CPF, o que não poderia deixar de informar se fosse prestação de serviços para PJ ai sim, somente se a PJ for do exterior caso contrario é obrigatório o apontamento do CNPJ do Tomador dos Serviços...

Para exemplificar, tenho um cliente, salão de beleza, ninguém pede nota no salão certo?! então ela emite a NFSe sem a indicação do CPF e paga seus impostos normalmente...

espero ter ajudado...

Maureen

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 14:40

Michele,

Visto que diversas pessoas não pedem e são consumidores finais dos serviços, acredito que possa ser emitida de acordo com a legislação municipal sem o destinatário definido.

Você tem o texto em que leu sobre isso na PMSP para eu dar uma olhada?

Se algum colega tiver um embasamento legal a respeito, seria bem vindo para concluirmos a discussão.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Daniela Lima

Daniela Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2015 | 16:55

Olá pessoal, boa tarde!

Eu estou com uma dúvida referente a emissão de nota fiscal por salões de beleza.

Verifiquei no site da nota fiscal paulistana que consigo emitir nota de prestação de serviços sem um CPF ou CNPJ, somente vem uma mensagem de alerta informando que só poderá proceder dessa forma se o serviço foi prestado a PF ou a estrangeiro. Pois bem, a minha dúvida é, no caso do fechamento do faturamento do salão de beleza, devo emitir uma nota ao final do dia referente a todos os pagamentos recebidos (a vista e no crédito) ? Ou posso fazer isso mensalmente, emitindo uma única nota com os valores totais apurados em caixa e bancos.....

Jacinto Francisco

Jacinto Francisco

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 15:54

Boa tarde pessoal,

Trabalho em um hospital particular no Rio de Janeiro, gostaria de saber como proceder para emissão de uma nota fiscal eletrônica para um estrangeiro que esta sem CPF. Como emitir essa nota?

grato,

Jac Fran

Grato,

Atenciosamente,

Jacinto F da Cruz
Analista contábil Jr.
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 16:45

Cara Michele Santana Alves,

Só gostaria de alertar para o fato de que os dentistas devem informar os CPF's de seus clientes nas Declarações de IR. Se seu cliente não for pessoa jurídica, ano que vem terá problemas.

Caro Jacinto Francisco,

O sistema que emite notas, normalmente tem um local onde vc indica que o tomador é estrangeiro e quando isso ocorre não é exigido o CPF.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.