x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 13.723

Emissão de Nota de Entrada para própria empresa.

Aguinaldo

Aguinaldo

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 14:12

Boa Tarde amigos Contadores.

Uma confecção compra matéria prima e transforma essa matéria prima em produtos para venda.
Minha dúvida é:
Essa confecção tem que emitir uma nota de entrada para ela própria, do produto finalizado, para gerar e justificar estoque?
Se sim, ou se pode fazer isso, qual o cfop mais indicado?

Eu entendo que não, uma vez que compra a matéria prima, e transforma então a nota de saída que deve ser o produto finalizado...
Alguém pode me ajudar com uma luz sobre o assunto?

Obrigado!

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 14:29

Boa tarde, Aguinaldo!

Não é emitido nota fiscal de entrada, pois entendo que deve ter um controle de produção ou ordem de produção, onde a matéria prima mais o material secundário mais a embalagem mais a mão-de-obra, a soma destes itens fará que tenha um produto acabado.

Aguinaldo

Aguinaldo

há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 14:46

Caio o CNAE é: 1412-6-01 Confecção de peças de vestuário exceto roupas intimas.

Dirceu por isso surgiu a dúvida, eu penso que não.
Mas como justificar o estoque de tantas peças? Ai que tenho dúvidas....

Aguinaldo

Aguinaldo

há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 14:53

Caio, digamos assim se o empresário quiser emitir uma nota de entrada mesmo não sendo necessário ele pode? Em caso de fiscalização mostrar e comprovar quantos itens tem no estoque?

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 15:38

Boa tarde, Caio Cesar Fornaziere!

Vejamos se consigo expor o meu entendimento:

A empresa compra produtos para industrializar CFOP 2.101 e 1.101, isto vai para o estoque de matéria, material secundário e embalagem.
Através de uma ordem de produção para 1000 peças de produto acabado, terá que fazer a baixa de matéria prima, secundário e embalagem do seu sistema dos itens adquiridos com o CFOP 1.101 e 2.101, através de sua ordem de produção, ou seja para produzir 1.000 precisarei de 800 de MP, 150 de MS e 50 de embalagem, desta forma vai diminuir os estoques primários e aumentar o estoque de produto acabado.

Para fazer a baixa de estoque dos itens adquiridos, hoje, como a sua empresa faz?

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 15:38

Prezado Aguinaldo,

Sob que argumento este empresário estaria emitindo esta NF?, visto que todo material (entenda-se MP) ele adquire para transformar (produzir estas peças).

Não vejo lógica nenhuma, muito menos base legal para tal fato.

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:04

Aguinaldo,

Como ressaltei anteriormente, não existe base legal para esta situação, solicite ao empresário que siga as instruções explanadas pelo colega Dirceu Pereira, pois é a forma mais correta de voce manter informações fiscais, contábeis e gerenciais de acordo com parâmetros legais.

Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:04

Boa tarde!

Complementando as informações dos colegas, nada mais é do que a escrituração do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque - o famigerado Bloco K do SPED Fiscal.

Como bem disse o colega Dirceu Pereira, as baixas das MP, materiais secundários e embalagens dar-se-ão pelas ordens de produção, que "transformam-se" via sistema no estoque dos produtos acabados.

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:15

Boa tarde Aguinaldo,

Realmente como os colegas acima disseram, não há o que se falar em emissão de nota fiscal. Na verdade nem há um CFOP para esta operação.
Acontece que os estoques devem ser controlado por processos internos da empresa por meio de ordem de produção, para posteriormente serem comprovados caso haja uma fiscalização.
Há também as fichas de produção, onde constam a matéria prima que compõe o produto.
Também poderá ser adotado o "livro registro de controle da produção e estoque (modelo P3)" que é obrigatório, porém ninguém cobra e portanto ninguém faz.

Att.
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 16:22

Boa tarde!

A também o livro de registro de inventário, que controla as MP, Embalagem, Uso e Consumo e o produto acabado....
Através das fichas de produção é que vc dá as baixas dos produtos e entrada nos produtos acabados... isso tudo é lançado contabilmente e vai fechar os saldos...

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.