x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 857

CFOP de Entrada

CRISTIANO DE OLIVEIRA BRITO

Cristiano de Oliveira Brito

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Vendas
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 12:37

Trabalho dando entrada em notas de compra de uma indústria,

Segundo o contador me orientou o código 1101 entrada para industrialização só pode ser usado quando isso me gerar um crédito de ICMS, ou seja de produtos tributados onde a base e o icms estão destacados.

Mas eu recebi uma nota emitida pelo simples nacional com csosn 0101 e cfop 5102 produto tributado, mas não vem destacado na nota, a minha dúvida é: Qual cfop usar nesta entrada, já que nas informações complementares desta nf diz que não me gera crédito de icms.

At.

Cristiano

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 13:09

Boa tarde Cristiano!

Em primeiro lugar, duvidas fiscais poste no tópico Legislação Federal, Estadual e Municipal.... ok?

Respondendo sua pergunta, infelizmente seu contador está equivocado ou não soube te explicar.. é assim:

Início
CFOP DESCRIÇÃO APLICAÇÃO
1.000 ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS
DO ESTADO -Classificam-se, neste grupo, as operações ou prestações em que o
estabelecimento remetente esteja localizado na mesma unidade da Federação do
destinatário
1.100 COMPRAS PARA INDUSTRIALIZAÇÃO,
PRODUÇÃO RURAL, COMERCIALIZAÇÃO
OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Início
(NR Ajuste SINIEF 05/2005) (DECRETO Nº 28.868, DE 31/01/2006)
(Dec. 28.868/2006 – Efeitos a partir de 01/01/2006, ficando facultada ao contribuinte a sua adoção para fatos geradores ocorridos no
período de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2005)
1.101/2101 - Compra para industrialização ou produção
rural (NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto 28.868/2006)
Compra de mercadoria a ser utilizada em processo de industrialização ou produção rural,
bem como a entrada de mercadoria em estabelecimento industrial ou produtor rural de
cooperativa recebida de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.
(DECRETO Nº 28.868, DE 31/01/2006-– Efeitos a partir de 01/01/2006, ficando facultada ao contribuinte a sua adoção para fatos
geradores ocorridos no período de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2005).
1.102/2102- Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas.
Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em
estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de
estabelecimento de outra cooperativa.

Então não é apenas notas que geram crédito ou não de ICMS, isso sem contar o PIS e COFINS (dependendo do regime tributário).. voce vai lançar essa nota do Simples, em valor contábil e Outras - nas observações: Simples Nacional. (atente que muitas empresas enquadradas no Simples Nacional, geram um crédito, bem pequeno é verdade, de ICMS, que vai estar geralmente em dados adicionais. Esse crédito, se for compra para industrialização ou comercialização, você poderá aproveitar, tambem citando nas observações.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.