x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 21.994

NFVC e Nota Fiscal Mod 1

Patrick Valfre

Patrick Valfre

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Administrativo
há 16 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 19:44

Boa Noite

Existe diferença para empresas ao fazer um compra o cliente emitir nota fiscal de venda a consumidor ao inves de nota fiscal modelo 1?

A compra com a NFVC é dedutivel normalmente como despesa na empresa?

Tenho casos na empresa onde trabalho, que quando uma pessoa juridica compra mercadoria eles nao aceitam nota fiscal de venda a consumidor...so aceita a NF "grande"..como dizem....Tem fundamento isso?

grato

patrick

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 21:35

Boa noite Patrick


A NFVC é um documento idóneo, portanto, desde que seja emitida de acordo com a lei e com respeito ao princípio da entidade, será perfeitamente dedutível. A NFVC deve ser emitida nas vendas a pessoa física ou jurídica, em que a mercadoria for retirada pelo comprador ou por este consumida no próprio estabelecimento. A pessoa jurídica necessita que suas compras seja para estoque ou uso e consumo seja amparada por NF modelo 1 porque existem os campos específicos para colocar o nome da empresa, CNPJ e outros dados importantes para comprovação junto ao fisco numa possível fiscalização.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 23 junho 2008 | 11:42

Bom dia,
Empresa rpa, comercio de auto peças, estou recebendo varias notas de venda ao consumidor ultimamente, essas notas eu posso escriturar no livro fiscal normalmente, posso me creditar de imposto já que na nota não vem destacado?? há algum valor maximo estipulado para emissão desta nfvc?? qual a lei que fala sobre isso??
obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Welton Machado Guimarães

Welton Machado Guimarães

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 14:40

Boa tarde, sei que o tópico é um pouco antigo, mas foi o único que achei com referencia a NFVC.

Minha dúvida refere-se a que maneira devo proceder ao escriturar uma nota modelo 2 de Venda ao consumidor.


Informo que esse modelo de nota D-1 somente e usada quando a emissora de cupom fiscal está desligada por motivos alheios.



Sem mais para o momento,
Welton

REGINALDO MOREIRA

Reginaldo Moreira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 09:15

Bom dia caros amigos!

Como relação a NFVC, creio que não nenhum problema na emissão destes tipos de documentos. Aqui eu recebo muito estes documento com despesas de viagem como: Hospedagem, Refeições estc. casos em que não ocorrem circulação de mercadorias e consequentemente não carcteriza entrada na empresa. Crei que estes documentos devem ser lançados diretamente como despesas, já que no próprio SPED (EFD) não existe a previsão de lançamentos destes tipos de documentos.

Ewerton Monteiro

Ewerton Monteiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 17:18

Amigos, estou com uma dificuldade, o departamento fiscal de um cliente não esta aceitando a NFVC alegando que ela e a mesma que a D-2, e não pode ser utilizada para vender mercadoria que não foi consumida no estabelecimento....
Qual e base legal, que permite a NFVC acompanhar os Produtos, não consumidoas...na loja, obrigado.

"A maior necessidade do mundo é a de homens, homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que aconteça tudo errado"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.