x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 511

Emissão de Nota Fiscal de Prestadores de Serviços a Pessoa F

Augusto Gonçalves Andrade

Augusto Gonçalves Andrade

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Controladoria
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 16:34

Boa tarde,
Estou com dúvida de como é feita normalmente a emissão de notas fiscal de estabelecimentos como Salão de Beleza, Academias, Cabelereiros. Todos sabemos que nestes lugares ninguém sai do estabelecimento com uma NF na mão após receber os serviços, mas tenho dúvidas de como é emitidas as notas, ainda mais que quase todas as prefeituras possuem nota fiscal eletrônica no momento. Estou trabalhando Home Office, porém sempre trabalhei em empresas de grande porte tributadas pelo Lucro Real, por isso tenho dúvidas de como é resolvido o problema acima.
Obrigado

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 11:46

Caro Augusto Gonçalves Andrade

Antes de analisar a obrigação da NFS-e é importantíssimo analisar a legislação de cada município, pois existem muitos municípios que trabalham com o ISS FIXO para as atividades de "beleza", e por ser ISS FIXO pode não ser necessária a emissão de NFS-e.

Mas a grosso modo, a emissão de NFS-e é vincula a um serviço, e a não emissão deve ser considerada uma sonegação. O fato de não ser comum "sair" com não nota não quer dizer que está correto.

Volto a afirmar, importante conhecer a legislação de cada município.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.