x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 492

SIMPLES - Empresa prestadora de serviços com inclusão de mat

LEONARDO GASPARINI

Leonardo Gasparini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 16:56

Prezados, HELP!!

Um cliente cuja empresa é de prestação de serviços no ramo de engenharia, recentemente enquadrada no SIMPLES (jan/2015) pelo anexo VI beneficiado pela alteração na Lei, apresentou a seguinte situação:
Realizou serviços de reforma em uma empresa e emitiu nota fiscal (manual, pois o município onde é domiciliada ainda não instituiu a NFS-e) de serviços. Quando foi calculado o SIMPLES (simulação) dentro da faixa de tributação a qual é submetido (até 180.000,00) pelo anexo VI, ele quase caiu duro, devido ao valor do imposto.
O detalhe que ele não se atentou é que, do total dos serviços, 40% é referente a material utilizado na reforma, o que lhe possibilitaria, caso tivesse inscrição estadual e emitisse nota do material em separado, que a parte referente a material fosse tributado pelo anexo IV, fazendo com que o imposto caísse praticamente à metade. Não pediu orientação e deu nisso aí.
Existe algum modo legal de na hora de transmitir o SIMPLES, fazer essa declaração alocando parte em serviços no anexo VI (60% do valor da nota) e parte no anexo IV (40% do valor da nota)? É possível discriminar no corpo da nota que X reais são referentes a material utilizado?
Sei que na legislação municipal local permite que se utilize a base de cálculo do ISS o valor do serviço deduzido os custos com material. No caso em questão, houve a devida retenção para o recolhimento do ISS e IR ser efetuado pelo tomador do serviço.
Mas para efeito do SIMPLES, é possível fazer algum ajuste para a tributação ser abrangida em 2 anexos diferentes (IV e VI), reduzindo o valor do imposto a vencer a ser pago?
Obs: ele possui cnae de comércio no contrato social, mas ainda não tem inscrição estadual.

Obrigado a todos que puderem ajudar com informações.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 16:23

Caro Leonardo Gasparini

Pelo que li, pessoalmente acho que, primeiro terá de regularizar a situação cadastral de seu cliente, pelo que vejo ele tem mais de um tipo de serviço, engenharia (7.01) e empreitada (7.02), e tb deve se cadastrar no estado para poder emitir nota de "material".


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.