x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.492

Tributação de transportadora

LUCIANA

Luciana

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 08:28

Bom dia colegas, estou com uma grande dúvida aqui, Uma transportadora qual seria mais viavel a tributação Lucro Real ou Lucro Presumido?

Poderiam me explicar os calculos?

Exemplo minha transportadora emite por mês R$ 200.00,00 de CTE no lucro presumido o que tenho que recolher?
posso fazer algum tipo de abatimento?

Obrigada
Luciana

Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Tributário
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 11:37

Cara Luciana, é impossível realizar um planejamento tributário com essa informações, pois não depende só de faturamento, mas também dos insumos que compra para verificar os créditos possíveis. Além de que um planejamento tributário demora meses para ser realizado com todas as informações.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]
LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 11:45

Luciana uma tomada de decisão desta realmente depende de uma analise mais profunda pois ela pode ser Simples ,Presumido e Ate Real mais as informações necessaria só você possui

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
LUCAS ALVES MOTA

Lucas Alves Mota

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 11:53

Bem, Caso o regime escolhido seja o lucro presumido
o valor a se recolher é sob o faturamento
ou seja

faturamento R$ 200.000,00

COFINS: 200.000,00 x 3% = r$ 6.000,00 a recolher
PIS:200.000,00 x 0,65% = r$ 1.300,00

(imp trimestral)
IRPJ: presunção 8% e 15% sob a base ou seja 200.000,00 x 8% = 16.000,00 x 15% = 2.400,00 (isso somando o faturamento dos últimos 3 meses)
CSLL: presunção 8% e 9% sob a base ou seja 200.000,00 x 8% = 16.000,00 x 9% = 1.440,00 (isso somando o faturamento dos últimos 3 meses)

falta o ICMS, porém a alíquota vária de cada estado, no cado aqui do meu estado é tributado a 12%
espero ter ajudado!!

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 12:03

Bom dia, Luciana!

Possivelmente o que vem a determinar as vantagens e desvantagens em relação às tributações pelo Lucro Presumido ou Real, não será tão simplesmente a comparação entre ambas de forma teórica.
Porém o ideal é que se faça uma análise tributária, tendo em conta principalmente o ramo de atividade da empresa e percentuais (ainda que estimados) de custos, despesas e margens de lucros previsíveis.

Anexo PDF com comparativo entre Lucro Real X Lucro Presumido

Aguardamos a aprovação pelo Forum Contábeis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.