x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 9.219

Remessa para Industrialização

Mário Andreghetto

Mário Andreghetto

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 12 junho 2008 | 19:33

Boa noite,

Gostaria de saber se vc´s poderiam me ajudar em um caso.....

Enviei uma nota de remessa para industrialização para uma empresa dentro do mesmo estado (SP), sendo que o produto é cobre (matéria prima da empresa), não fiz destaque de nenhum imposto...

Assim que essa empresa fez a industrialização... Ela nos enviou a nota com a devolução da minha mercadoria (cobre), cobrando os impostos incidentes sobre o montante da devolução... Tendo base o Artigo 393-A do RICMS.....

a mercadoria que enviamos eram cobres picotados, não "sucatas"

Gostaria de saber se esta correto ela fazer o destaque destes impostos na nota de retorno juntamente com a industrialização!!?


Agradeço antecipadamente,

Mário

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 16 junho 2008 | 13:30

Boa tarde Mário,

No retorno do produto industrializado, o empresa emite uma nota de retorno de remessa para industrialização no mesmo valor da remessa enviada e emite uma nota de prestação dos serviços pela industrialização realizada na materia prima em questão. Nota de devolução de mercadoria ocorre pela ocasião da venda e não pela remessa de uma mercadoria.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Simone Abade

Simone Abade

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 16 anos Segunda-Feira | 16 junho 2008 | 14:43

Boa tarde, Mario e Gilberto no meu entender no retorno da industrialização a nota vem destacado a base de ICMS e valor de ICMS com os 2 codigos de CFOP o 5124 e 5902 pq O ICMS incide sobre o material aplicado na industrialização. Sobre a mão-de-obra há o deferimento do imposto, ou seja a postergação e a transferência da responsabilidade do pagamento do imposto para o encomendante quando da venda do produto industrializado.
Antes de emitir uma nota fiscal eu consulto o site https://www.nacef.com.br, lá tem um link de modelos de emissão de notas fiscais, se você quiser pode conferir.
Simone

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 19 junho 2008 | 11:12

OI Simone,

Obrigado pela ajuda, realmente esta operação pode-se fazer desta forma que você explanou, é que tem empresa que emite as duas notas; retorno da remessa e prestação de serviços.

Bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Graciela Aparecida Bueno de Oliveira

Graciela Aparecida Bueno de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 14:07

Estou com uma duvida, tenho uma empresa (embalagens) que é RPA presumido e ela compra a materia prima e vai remeter para outra empresa que é do simples industrializar (5901), tipo uns 245 mil kg.
Essa empresa do simples vai industrializar e devolver 5902 (retorno de mercadoria), vai devolvendo aos poucos, tipo daqui 2 dias uns 113 mil kg já industrializados e desse 113 é 80 mil kg de produto industrializado e 33 mil kg de sucata.
Posso fazer isso? Ou tem que ser toda a nota de uma vez?

Outra coisa a empresa do simples vai remeter tbem a nota de 5124 prestação de serviço - mão de obra-, a empresa rpa pode transferir para ela "pagar" atraves de materia prima enviada para industrialização?
Como da para proceder? E por ser do simples com esse cfop 5124 incide algo?

Obrigada

José Luiz Vitorino Moreira

José Luiz Vitorino Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 10:07

Ola Pessoal.

Preciso de uma orientação referente a uma remessa para industrialização: Vamos enviar um produto para industrialização dentro do proprio Estado. A empresa que faz esse serviço, não presta esse serviço oficialmente, é uma cortesia, portanto não emite NF de serviços. Como faço uma NF para transportar essa mercadoria?

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 10:24

Bom dia,

Temos uma empresa no estado de São Paulo com a seguinte atividade CNAE:

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
47.89-0-99 - Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
46.14-1-00 - Representantes comerciais e agentes do comércio de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves
01.61-0-03 - Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
01.61-0-99 - Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente
33.14-7-11 - Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária
77.31-4-00 - Aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas sem operador

Empresa esta no Lucro Presumido.

Temos que enviar uma mercadoria para um empresa no estado do Parana, mercadoria esta que esta empresa criou(Industrializou) sendo que a mesma não possuo em sua atividade de industria ainda, pois sera alterado.

Sendo que a empresa lá no Parana que ira realizar o serviço solicita que a nossa nota seja com o seguinte CFOP:

6.901 - Remessa para industrialização por encomenda
Classificam-se neste código as remessas de insumos remetidos para industrialização por encomenda, a ser realizada em outra empresa ou em outro estabelecimento da mesma empresa.

2.902 - Retorno de mercadoria remetida para industrialização por encomenda
Classificam-se neste código o retorno dos insumos remetidos para industrialização por encomenda, incorporados ao produto final pelo estabelecimento industrializador.

Eles alegam que não podem receber com outro CFOP.

Neste meu caso aonde minha empresa não é uma "Industria", poderia estar enviando nestes CFOP 6901, teria algum problema para minha empresa não sendo ela industria.

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.