x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.568

Livro fiscais obrigatorios

BIANCA CRUZ LEITE CAVALCANTE

Bianca Cruz Leite Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 10:13

Bom dia,

gostaria de saber quais são os livros fiscais obrigatórios?

Pois tenho uma empresa posto de gasolina do simples nacional que esta sendo fiscalizada pela sefa, a fiscalização e referente ao ano de 2013 a empresa não teve nenhum movimento, porem estão exigindo todos os livros de entrada, saída, inventario e livro caixa. A mesma não tem nenhum desses livros como posso proceder?

Agradeço a Ajuda, pois estou iniciando agora.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 10:24

As ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional deverão adotar para os registros e controles das operações e prestações por elas realizadas:

I - Livro Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira e bancária;

II - Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário, quando contribuinte do ICMS;

III - Livro Registro de Entradas, modelo 1 ou 1-A, destinado à escrituração dos documentos fiscais relativos às entradas de mercadorias ou bens e às aquisições de serviços de transporte e de comunicação efetuadas a qualquer título pelo estabelecimento, quando contribuinte do ICMS;

IV - Livro Registro dos Serviços Prestados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços prestados sujeitos ao ISS, quando contribuinte do ISS;

V - Livro Registro de Serviços Tomados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços tomados sujeitos ao ISS;

VI - Livro de Registro de Entrada e Saída de Selo de Controle, caso exigível pela legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.

Dispensa de Livros

Os livros obrigatórios poderão ser dispensados, no todo ou em parte, pelo ente tributante da circunscrição fiscal do estabelecimento do contribuinte, respeitados os limites de suas respectivas competências.



Se a empresa não tem os livros, deve urgentemente fazer as apurações e imprimir/encadernar os livros e autenticá-los, pois estão fora do prazo de entrega.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.