x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 570

Notas Fiscais de Hotel

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 09:55

Bom dia a todos os colegas do Fórum!

Poderiam , por gentileza me dar uma orientação de = "Como emitir as notas fiscais de Hotel?"

- Pelo que vai ser pago no cartão crédito / Débito
- Vai tirar nota Fiscal para quaisquer eventos no Hotel
- E quando as agências incluem o Hotel no pacote para o cliente? Como vai funcionar ?

Ex= a agência de viagens fecha o pacote já com a estadia .... Acredito que funcione da forma seguinte = A agencia de viagens vai repassar o dinheiro para o Hotel , etc.... (como funciona o trâmite de notas neste caso?)


Podem me auxiliar?

Grata.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 15:40

Cara Carina Dias

Entendo que existem várias maneiras como pode ser feito, mas tudo isso vai depende da legislação do município onde está o Hotel.

Como no seu caso, me parece que, o recebimento é feito pela agencia, ela deve emitir uma nota fiscal de serviço do valor total para o cliente, e ao repassar o valor que cabe ao hotel, o mesmo deve emitir uma nota de serviço para a agencia, com isso o Hotel deverá pagar o ISS do valor total e a agencia deve recolher somente o ISS da diferença (que é o valor que cabe a agencia).

Lembrando que quando a alimentação é cobrada junto com a hospedagem é devido o ISS, somente é tributada pelo ICMS quando cobrada em separado.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.