x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 3.212

duvidas sobre substituição tributária

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 20 junho 2008 | 11:38

uma empresa de comercio varejista ( mercearia ) simples nacional, que compra bebidas ( refrigerante ) em um atacadista :
nota fiscal de compra destacada pelo atacadista

valor total do produto 82,04
base calculo substituição tributária: 118,02
valor icms substituto : 6,47
valor ipi : 7,71
valor total da nota 96,22

duvidas : como deve proceder ao revender suas mercadoria, no caso refrigerante para emissão de vendas a consumidor final ( d-1 ), pois tenho duvidas quanto a substituição tributária : e quem deve recolher a substituição tributária, pois se revende para consumidor final

Sandra Constantino

Sandra Constantino

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 20 junho 2008 | 13:49

Ednéia,
Nesse caso em questão, essa Nota já veio com o imposto retido, isso significa que a o ICMS referente a essa mercadoria (refrigerante) já foi pago anteriormente até a venda ao consumidor final, então não haverá recolhimento de ICMS (pois já veio destacado na NF de entrada que foi recolhido por Subst.Tributária, ou seja a sua empresa é Substituído e o fornecedor foi o Substituto, na sua venda não haverá tributação do ICMS, e como se trata de Empresa do Simples Nacional, no DAS não haverá recolhimento da parcela referente ao ICMS das mercadorias sujeitas ao Regime de Substituição tributária.

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 20 junho 2008 | 14:10

neste caso, não precisarei calcular o iva para efetuar a minha revenda, pois a mesma já foi calculada e recolhida através da substituição tributária, e esta substituição tributária poderei deduzir juntamente nas parcelas da DAS

Edilene Fernandes

Edilene Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Geral
há 16 anos Sexta-Feira | 20 junho 2008 | 14:14

Edneia, estou procurando sobre minha dúvida e acho que posso esclarecer a sua.
Sim quando informar no programa da DAS você deve informar o valor das vendas com substituição tributaria separadamente, desta forma seu cliente não sofrerá dupla tributação.

Espero ter ajudado.

Edilene

Edilene

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.