x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 910

Tributos Pagos Pela Empresa ao Emitir uma Nota Fiscal

Wótila Carneiro

Wótila Carneiro

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 9 anos Sábado | 11 abril 2015 | 15:49

Prezados, bom tarde.

Tenho uma dúvida simples (creio eu).

Sei que dependendo do tipo da empresa, será cobrado cargas tributárias diferentes. Sei também que isso vai depender do município,etc, etc..
Mas quanto uma empresa (MEI e ME) paga de imposto ao lançar uma nota fiscal?
Me informando com algumas pessoas aqui mesmo da minha cidade, uns dizem 14,5% outros 17,5%.

Quer dizer que se uma empresa emitir uma nota de R$ 10.000,00 ela deverá pagar R$ 1.450,00 de imposto?

Alguém, por gentileza, poderia explanar acerca desse assunto para um leigo, detalhando como se chega a essa porcentagem?

Desde já agradeço àqueles que se dispuserem a ajudar.

Otávio Moreira Alves

Otávio Moreira Alves

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Domingo | 12 abril 2015 | 15:03

Olá,

Sugiro uma lida na Lei Complementar nº 123 de 2006, em seus anexos trás as tabelas com as alíquotas que incidirão sobre o faturamento.

Em resumo as ME e EPP's, conforme enquadramento das atividades, recolherão os tributos em guia única conforme faturamento.

Sds

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 09:17

Bom Dia,
vai depender basicamente do ramo de atividade (VENDA, INDUSTRIA ou SERVIÇO) e do Regime de tributação (SIMPLES, LUCRO PRESUMIDO ou LUCRO REAL) .

de forma resumida:

Se for do SIMPLES NACIONAL, há os anexos I ao VI para os tipos de empresas (ramo de atividade), com alíquotas que variam de 4% a 16,93% na inicial.

LUCRO PRESUMIDO seria o IRPJ e CSLL trimestral (15% e 9% sobre a base de cálculo) e PIS (0,65%) e COFINS (3%), com o ICMS do estado e ISS do município (5%).

LUCRO REAL IRPJ e CSLL (15% e 9% sobre a base do Lucro Líquido) PIS (1,65%) e COFINS (7,6%), com ICMS estado e ISS (5%) .

tem que se fazer um estudo (planejamento tributário) sobre o ramo da atividade, se há benefícios e créditos fiscais, etc., para saber qual será o melhor regime para a empresa.

As alíquotas são estabelecidas na Lei Complementares e nas tabelas da RFB.

Empresa MEI paga seus impostos em guia ÚNICA com todos os impostos juntos, que incide o seu INSS, o ICMS e o ISS dependendo da atividade. A guia varia de R$ 39,00 a R$ 45,00 em média.


Abçs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.