x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 994

Como emitir nota sendo profissional autônomo?

Leonardo de Souza Pessanha da Costa

Leonardo de Souza Pessanha da Costa

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Eletrotécnica
há 9 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 15:08

Olá, gostaria de elucidar algumas questões relativas à notas fiscais para meus clientes.

Sou Técnico Eletrotécnico com registro no CREA-RJ, posso emitir A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica), porém, fico com dúvidas em relação à notas, pois um cliente me requisitou a mesma.

Fiz uma inscrição como MEI, entretanto, após ter feito a inscrição e gerado um CNPJ, fui alertado por um colega do ramo que a minha atividade não se enquadra no MEI, apenas se enquadra serviços de instalação e manutenção (ELETRICISTA), logo, faço serviços técnicos e me responsabilizo por eles emitindo a A.R.T. , só que no MEI, minha atividade não se enquadra.

Já vislumbrei em abrir uma empresa no super simples, mas após saber que teria que pagar outra anuidade no meu conselho de classe como pessoa jurídica, além de todas as outras taxas e tributos acabei desanimando, pois estou começando a trabalhar como autônomo e não tenho este aporte financeiro para abrir uma empresa agora.

Gostaria de saber o que preciso fazer para trabalhar como profissional autônomo e poder emitir nota aos meus clientes, aquelas notas de papelaria ou um modelo personalizado seria suficiente ou esbarraria em alguma barreira tributária? Já pesquisei por algo como RPA, mas ainda assim estou confuso. Alguém poderia me ajudar e esclarecer esse meu caminho rumo às minhas tão sonhadas notas?

Desde já, agradeço de coração a atenção e a disposição de vocês em me ajudar.

Atenciosamente, Leonardo Pessanha.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 15:19

Caro Leonardo de Souza Pessanha da Costa