x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 17

acessos 11.438

Consultar MVA Original e Ajustada, Alíquotas Internas e Inte

LUCAS DA SILVA NOGUEZ

Lucas da Silva Noguez

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 10:43

Bom dia,

Preciso de uma ajuda referente a consulta de MVAs.
Estamos com um cliente que está trocando o seu programa de emissão de NFe e para isso a empresa nova nos pediu uma planilha com todos os produtos, respectivos NCMs, MVAs Originais e Ajustados e as Alíquotas Internas e Interestaduais para parametrizar o programa para que faça corretamente o cálculo da ST dos produtos.
Gostaria de saber se alguém consegue me ajudar indicando onde eu consigo consultar todos esses dados corretos dos NCMs para que não haja erro. Já revirei a internet em busca de tabelas e os valores nunca costumam bater uns com os outros.
O meu estado é o RS. Se puderem indicar um tópico referente a esse problema em específico também ajuda.

Desde já muito obrigado;

Klerysson Jardim

Klerysson Jardim

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 12:27

Bom dia Lucas,

Então, um meio gratuito vai ser difícil você encontrar.

O que pode ser feito, é você fazer um levantamento das NCMs de produtos que sua empresa comercializa, identificar qual o tipo de material que é para poder ir atrás do convênio e/ou Protocolo destes produtos e fazer buscar os MVA (IVA) que constam nos mesmos.

Tenta montar uma tabela assim.

N C M SP(IVA INTERNO) MENSAGEM AC ( IVA AJUSTADO) MENSAGEM AL
32141010 38,00% PORTARIA CAT 52/2014 51,27% Convênio ICMS nº 74/1994 51,27%

Quando Deus se definiu a Moisés, ele disse: "Eu sou". Portanto, ele não é nem o sujeito nem o predicado, mas o verbo, a ação.
Alison

Alison

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 12:49

Boa tarde pessoal!

Sou novo no ramo da contabilidade e comecei sem experiência alguma na área. Devido a isso, desconheço coisa que podem ser relativamente simples. No caso, tem uma indústria cliente do escritório em que trabalho que fornece doce de leite (NCM 19019020) para uma empresa do estado de São Paulo (a nossa cliente é mineira), portanto esse produto como obtive informações não tem incidência de icms-st, mas a empresa de São Paulo que compra esses produtos alega que falta na nota a alíquota desse produto, portanto, não se tratando de um produto que tenha incidência de icms-st, esta alíquota seria a que aparece na tabela de alíquotas nas operações interestaduais- ICMS(12% - Originando de Minas e tendo como Destino São Paulo?)? Se for isso, essa alíquota não tem variação de um produto para outro? Detalhe, a empresa cliente nossa se enquadra no Simples Nacional.

Klerysson Jardim

Klerysson Jardim

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 13:40

Você tem que informar nos dados adicionais a aliquota de icms e o valor de icms com base na tabela do simples nacional.

Assim sua empresa é uma Industria então a tabela que você deve verificar é a tabela II referente a industria. segue o link

http://www.normaslegais.com.br/legislacao/simples-nacional-anexoII.html

Nessa tabela você deve verificar qual a faixa receita que seu cliente está enquadrado vericando sempre com o faturamento bruto do mês anterior ao da emissão da nota fiscal.

Exemplo:

Industria tem um faturamento bruto acumulado no mês de abril/2015 no valor de R$ 1.885.654,00

Faixa que está enquadrada é a de 1.800.000,01 a 1.980.000,00
Aliquota de ICMS dessa faixa é de 3,38%

Nota fiscal emitida em Maio no valor de R$ 1.000,00
Valor do ICMS
R$ 1.000,00 x 3,38% = 33,80

Dados Adicionais

Base de Calculo de ICMS = R$ 1.000,00
Alíquota = 3,38%
Valor de ICMS = R$ 33,80

Espero que tenha sido de grande ajuda essa explicação.

Quando Deus se definiu a Moisés, ele disse: "Eu sou". Portanto, ele não é nem o sujeito nem o predicado, mas o verbo, a ação.
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:24

Patricia Souza Giachetto

boa tarde

do que exatamente vc precisa?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
patricia Souza Giachetto

Patricia Souza Giachetto

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 07:46

bom dia me desculpem
estou vendendo para RORAIMA sou de São Paulo , o produto é um Spray NCM 3208 Conv .ST 74/94 , meu cliente tem convencio com Suframa , não sei como devo emitir a NF , nem qual seu MVA , a duvida é : emito a mesma sem ICMS mas cobrando Subst , qual MVA eu posso usar não encontro na legislaçao

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 09:35

Patricia, bom dia!

Vamos ver se consigo sanar seu questionamento:
De acordo com convenio 74/94 os produtos listados pelo NCM 3208
“§ 2º A MVA-ST original é:
I - 35% (trinta e cinco por cento), para os produtos relacionados conforme itens I a IX do Anexo a este convênio;
ITEM
ESPECIFICAÇÃO
POSIÇÃO NA NCM

I
Tintas, vernizes e outros
3208, 3209 e 3210

Sua empresa é optante pelo Simples Nacional? Em caso positivo, vc usa o MVA Original descrito no convenio.
Quanto a SUFRAMA é outra questão, pq o faturamento é feito normalmente, com destaque do ICMS ST (Sem destaque de ICMS normal). E ai para seguir viagem, vc precisa Gerar o PIN da Suframa!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.