x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 902

Registro de Imobilizado e aproveitamento de ICMS - Nota Fisc

Klerysson Jardim

Klerysson Jardim

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 14:49

Boa tarde Caros Colegas,


Estou com uma dúvida e andei pelo fórum, mas não obtive respostas.


Temos uma empresa que não fez controle de imobilizado. Depois de levantarmos os documentos, descobrimos que tem ativos que não foram encontrada suas NF de compra porém precisamos dar entrada destes A.F. na contabilidade e gostaria que me ajudassem como posso fazer isso?

Seria o caso de solicitar a um Engenheiro que faça um laudo para atestar esse imobilizado?? e seria com esse laudo que darei entrada do equipamento ou necessitaria de uma NF de entrada da própria empresa para esse procedimento??

Quanto ao ICMS CIAP o que poderia ser feito?

Levantei o imobilizado de 2010 até a presente data.

Atenciosamente,

Quando Deus se definiu a Moisés, ele disse: "Eu sou". Portanto, ele não é nem o sujeito nem o predicado, mas o verbo, a ação.
Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 24 maio 2015 | 10:59

Klerysson,

A reavaliação de Ativos está proibida.

Você tem duas alternativas:

1ª) Fazer um Deemed Cost - Aplicando o ICPC-10 quando da adoção ao IFRS. É a oportunidade de Arrumar a casa ajustando as contas entre o Ativo Imobilizado em contrapartida do Patrimônio Líquido numa conta denominada AAP-Ajuste de Avaliação Patrimonial.

Este procedimento é o correto como reza a boa técnica contábil. A contratação de empresa especializada para se fazer o Laudo não é necessária
embora seja indicado por questão de qualidade e de se primar pela perfeição.

Ou simplesmente,


2º) Fazer o controle gerencial dando reentrada no Ativo imobilizado ao Custo simbólico de R$ 1,00.

Em ambos os casos, não há previsão de emissão de notas fiscais logo, não há registro de entrada nem registro no CIAP.

Abraço,



Marcos Jory
Contador - BH/MG

Klerysson Jardim

Klerysson Jardim

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 10:35

Bom dia meu amigo,


Obrigado pela sua resposta foi de muita importância.

Temos um problema em especifico, temos ativos que não foram dado entrada nem registrado na contabilidade e não encontramos as notas fiscais. Acredito que o procedimento acima seria somente para ativos que já foram registrados no contábil, certo?

Atenciosamente,

Quando Deus se definiu a Moisés, ele disse: "Eu sou". Portanto, ele não é nem o sujeito nem o predicado, mas o verbo, a ação.
Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 13:39


Klerysson,

Diga apenas que você não encontrou os registros e não sabe dizer se está calçado por nota fiscal. Trata-se de bens antigos da época do "guaraná de rolha", entende?

Adote o procedimento de R$ 1,00, caso contrário você terá que lançar mão de controles auxiliares "à parte" e terá mais trabalho.

Abraço,

Marcos Jory
Contador - BH/MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.