x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 482

Vania Xavier

Vania Xavier

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 08:50

Bom Dia a Todos!

Alguém poderia me tirar uma dúvida em relação ao envio do Sped Fsical?

Envio 03 speds fiscais da empresa que trabalho, e a mesma tem 03 certificados serasa, então quando envio da matriz uso o certificado da matriz com seus respectivo CNPJ, das filiais a mesma coisa, ou seja cada um tem seu certificado, porém ao enviar o certificado da filial 3, acabei enviando o sped pelo certificado incorreto, ou seja da minha matriz, e o sistema validou com sucesso, emitiu recibo, autenticação e tudo mais..

A minha dúvida seria se tem algum problema ou se a empresa pode ser autuada por mandar com certificado incorreto, ou por acaso tem que cancelar o envio e reenviar novamente com o certificado correto, tem algum problema? Se tiver que reenviar novamente como faço?

Grata p/atenção.

Vânia

JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 08:59

Prezada Vania, bom dia.

Não há problema algum transmitir o arquivo de uma filial por meio do certificado da matriz. O próprio guia prático dispõe esta situação:

Poderão assinar a EFD-ICMS/IPI, com certificados digitais do tipo A1 ou A3:

1. o e-PJ ou e-CNPJ que contenha a mesma base do CNPJ (8 primeiros caracteres) do estabelecimento;
2. o e-PF ou e-CPF do produtor rural ou do representante legal da empresa no cadastro CNPJ;
3. a pessoa jurídica ou a pessoa física com procuração eletrônica cadastrada no site da RFB, por estabelecimento.

Resumindo, você pode enviar os arquivos das três empresas por meio do certificado da matriz, ou se preferir, realizar uma procuração digital para seu certificado pessoa física, por meio do portal e-cac da receita.

Persistindo dúvidas, por favor, volte a postar.

Atenciosamente,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.