x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.145

Fernando Henrique Almeida Borges

Fernando Henrique Almeida Borges

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 10:14

Tenho uma industria de Blocos de Cimento, compro cimento, areia e pedra para a industrialização, porem utilizo esses produtos pra a venda também, Eu compro 280 sacos de Cimento, utilizo 120 para a produção e o restante vou vendendo durante ai 2 meses. Devido as informações serem enviadas mensalmente via sped, teria que fazer alguma forma para regularizar meu estoque, então pensei que a forma mais correta seria lançar no sistema de contabilidade os produtos tudo para comercialização, e conforme utilizo os produtos para a produção, faço uma nota de consumo para industrialização ou consumo interno, desde que não gere nenhum imposto para minha empresa, ou seja, emito um nota da minha empresa para minha própria empresa informando o que utilizei para consumo no mês, assim dando baixa em meu estoque.

Pesquisei qual CFOP utilizar e fiquei em duvida, tem o 5557 - transferência de material de uso e consumo. Mas acredito que não seja ele, Posso utilizar o CFOP 5949 - Outra saída de mercadoria o prestação de serviços não especificado anteriormente?

Posso fazer esse esquema para a baixa do meu estoque, ou devo fazer outro método para isso?

Preciso da ajuda de vocês.

Fernando Henrique Almeida Borges
Escrita Fiscal - Contagem Esc. Contábil
Telefone: (66)3537-1060 ou (66) 8149-6340
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 16:52

Boa tarde Fernando!

Prezado,

O CFOP: 5.557 - é para transferência de mercadorias entre estabelecimentos diferentes da mesma empresa. Ou seja, Entre Matriz/Filial/Matriz. E não da empresa pra ela própria. Dessa forma não poderá utilizar esse CFOP.

Acredito que na falta de CFOP específico, possa utilizar o CFOP: 5.949.

Entretanto, é importante consultar a legislação do estado para melhor resposta.

Keil@Rejane
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 17:04

Boa tarde Henrique!

Como estão os CNAES dessa empresa? Tem a fabricação de blocos e comercio de materiais de construção? Se positivo, então o controle é na contabilidade e não no fiscal.

Você da entrada nas mercadorias como Produtos para Industrialização (CFOP 1101 ou 2101) e assim tem seu estoque para produzir os blocos.
Os materiais utilizados na fabricação, você através de um controle de produção (olha o bloco K chegando), vai tirando de seu estoque as matérias primas e incluindo os produtos acabados.

Os materiais que você vai "vendendo", também através de um controle (digamos fichas), você vai dando baixa no seu estoque, CONTABILMENTE, debitando Estoque de Materiais para Revenda (AC) e creditando Estoque de Materiais para Fabricação (AC).

No seu livro de Registro de Inventário, fará a mesma coisa e assim você está de acordo com a Legislação Fiscal e Contábil.

Não é necessário, até me provarem ao contrário e com embasamento legal, que você precisa fazer essa nota de transferência de material de industrialização para material de revenda.. isso é um controle interno.

Só veja sobre a situação do ICMS/ST nas vendas destes materiais,, se incide ou não nas saídas.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.