x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 888

Diferença de aliquota ICMS

Labibe

Labibe

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 17:11

Boa Tarde,

A minha dúvida é em relação a duas empresas:
1- Comercio varejista de roupas em geral, tenho que calcular diferença de alíquota de ICMS, pois suas compras são todas do estado de São Paulo?
2- Comercio de peças automotivas, apesar da maioria das peças automotivas serem substituição tributária, uma ou outra tem ICMS normal, gostaria de saber se tem diferença de alíquota.

Todas as duas empresas são optantes pelo simples nacional.
Gostaria que quem fosse responder, citasse a referida lei, para que eu possa ficar documentada, na internet achei informações truncadas.

Grata

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 17:16

Boa tarde Labibe!

1 - Compras Vestuário para Revenda -> Se você adquirir de INDUSTRIA/FABRICANTE, para revenda, não tem diferencial de aliquotas, mas se adquirir de comercio varejista ou atacadista, tem sim que recolher o diferencial de alíquota, mas veja bem, se voce for REVENDER para pessoa jurídica, não tem que se falar em DIFAL, já que em MG a alíquota é reduzida para 12%, mas se for revenda para consumidor final, recolhe 6%.

2 - Compras Auto Peças é a mesma coisa.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
MURYLLO

Muryllo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 17:20

Boa tarde Labile!

Qual o CFOP da nota da roupa? Se ela veio com CFOP 6.101 você não irá recolher diferencial de aliquota.
Na nota de peças se as alíquotas forem diferentes você ira recolher sim, independente do CFOP.
Espero ter ajudado. Grato!

A vida nem sempre é como planejamos. As vezes, só as vezes, ela é melhor!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 16:50

boa tarde Daniela!

vá em https://www. fazenda.sp.gov.br mas tem uma coisa...
Se a empresa de SP estiver no Regime de RPA (Debito e Crédito) você vai lançar esse DIFAL na GIA. Somente irá pagar o DIFAL na GARE se sua empresa estiver no Simples Nacional. . ok?



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.