x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 141

acessos 45.946

Escrituração Fiscal do CF-e SAT

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2015 | 16:43

Claudio Jose Pinto Ferreira,

O senhor pode pedir a seu cliente que pegue os arquivos do mês e faça um arquivo ZIP, e te mande por e-mail. O contmatic G5, só aceita os arquivos do próprio equipamento.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 09:55

Bom dia !
Na fita fiscal do cupom fiscal emitida no final do mês, sempre aparecia o valor bruto, valor cancelado, desconto, com ST, sem ST etc, podendo assim comparar com os arquivos digitais enviados para o sistema. No caso do e-Sat existe a possibilidade de um relatório similar ao do cupom fiscal informando o valor bruto, os desconto, cancelamento e tudo mais? Importei os arquivos XML para o meu sistema porém como posso ter a certeza que foram somente estes valores tributados e importados? Algum colega poderia me ajudar?
Obrigado.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 09:33

Bom dia, Ricardo Dimitri Paulino de Bastos

Realmente o SAT CF-e junto com a mudança trouxe novos desafios, e como o SAT transmite automaticamente as informações de venda ao SEFAZ vale a pena verificar no seu cliente se as informações presentes no cupom impresso ou na consulta pela chave de acesso ao SAT estão corretas, venho tendo problemas com itens tributados e com substituição tributária que pelo cadastro do cliente estar incorreto acabam com suas informações transmitidas de forma perigosamente incorreta.

Em relação a um relatório para conferencia não é possível nada parecido pelo SAT, o que geralmente faço é pedir para o cliente gerar um relatório através do software comercial, ou enviar um e-mail informando-o dos valores de faturamento apurados e solicitando uma confirmação.

Atenciosamente!

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 13:14

Até o presente momento a SEFAZ/SP não liberou ainda o relatório de vendas do SGR SAT, esta indisponível. Aqui estamos fazendo conforme nosso amigo Flavio citou, pegamos o relatorio de vendas da própria aplicação comercial e conferimos os valores.

Parece que esse problema da ST é geral, alguns programadores acham que resolvem tudo jogando a mercadoria como outras saídas e o CSOSN como "900 - Outras", para evitar essa transmissão de arquivos erradas, entramos em contato no ato da instalação com o cliente e com o programador, se possível acompanhamos a instalação e o cadastro da parte tributaria no sistema. Só assim para tentar amenizar o problema.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Camila Santos

Camila Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 16:16

Boa Tarde Pessoal,

Consegui fazer a importação normalmente pelo sistema Contmatic, porém esses XML devem ser gerados pela máquina do Cliente pelo site a opção de Download do XML é imcopleta não funciona.

A única coisa que ainda não consegui foi Consultar o relatório de apoia a escrituração aparece um erro de Nenhum Registro Encontrado.

Alguém já conseguiu gerar este relatório?

Grata.

Att,

Camila
Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 17:13

Boa tarde Camila,

Pelo o que tudo indica a SEFAZ/SP ainda não liberou o Relatório. Dependendo da aplicação comercial, você consegue gerar pelo sistema do seu cliente.


Atenciosamente,

Marcelo Morais
Mônica Lira

Mônica Lira

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 14:01

Olá Matheus Rodrigues boa tarde!

Qual sistema seu cliente usa?

Qual a extensão do arquivo que você utiliza para importação no G5?

Desde de já agradeço.

Mônica Almeida
MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2016 | 14:22

Olá pessoal. Tenho uma dúvida em relação a escrituração do e-sat.
O meu cliente é do Simples Nacional, precisamente um Açougue. Ele trabalha com 3(três) tipos de mercadorias que são classificadas em Tributada - Isenta(no caso de carnes dentro do estado de SP) e Substituição Tributária. No antigo ECF vinha discriminado os valores referente a cada tipo de tributação para nos auxiliar, agora com o SAT não consigo ter esse parâmetro, ficou tudo complicado. Entrei no programa "Retaguarda" do SEFAZ/SP e Consultei os arquivos enviados, mas é lançado movimento diário, tem +ou- umas 300 movimentações. Agora vêm a pergunta: Terei que consultar uma por um para fazer as separações de tributação de mercadorias para cálculo do DAS? (estou quase chorando aqui)

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2016 | 16:15

Boa tarde Maicon,

Provavelmente sim (pode chorar). O sistema de retaguarda não liberou ainda o Relatório de Apoio a Escrituração, esta realmente um caos esses sistema. Aqui estamos pedindo para nossos clientes que gerem algum relatório de vendas ou de apoio na própria aplicação comercial, para conferir valores e a tributação. Seu software contábil não esta separando a tributação ? Acredito que o deva olhar o cadastro feito no cliente para ter certeza que esta cadastrado correto, caso seu software não separe.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2016 | 16:43

Maicon,

Talvez solicitando um relatório mensal que separe por CFOP as vendas efetuadas via SAT, você terá seu problema parcialmente resolvido. O governo tem a capacidade de elaborar um SPED minucioso, de outro lado não nos dá as ferramentas necessárias para apurar corretamente os tributos.

Para fins de elucidação, como não consigo nem importar (diferenças entre software fiscal e ERP) e nem possuo um relatório digno por parte do fisco, a empresa gera no ERP um relatório que divide os CFOP e respectivos valores de cada CFe-SAT, ou seja, tenho todo mês um relatório de aproximadamente 100 páginas, e o que resta é somar manualmente para encontrar os totais do que é ou não substituição tributária. Faço isso por que foi tanta conversa com suportes, que vi que era o mais viável no momento. Não são poucas as normativas, leis, etc que obrigam os contabilistas a entregarem informações antes mesmo de haver um sistema preparado para isso, ou orientação para simplesmente executarmos nosso trabalho (ex.: exigência CEST, prorrogações SPED, prorrogações do SAT)... o jeito é correr atrás como puder, porque aparentemente só nós levamos tudo isso realmente a sério.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Natália Fogaça

Natália Fogaça

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 16:54

Boa tarde!

Tenho uma empresa que iniciou o SAT em dezembro, e agora vou fazer a escrituração, porém não veio nenhum resumo ou extrato para eu conferir. Entrei em contato com o dono da empresa pedindo o extrato e ele me disse que não é possível, que não tem como tirar um relatório para conferencia.
Vocês sabem me dizer se tem algum lugar que eu possa conferir esses arquivos do SAT?

Obrigada!

Ana Alves

Ana Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 08:50

Bom dia, pessoal.
Estamos implantando o primeiro SAT e é em uma loja de roupa infantil e presentes, optante pelo Simples Nacional . Estou com muita dúvida no preenchimento do ICMS, não há código e percentual de alíquota para substituição tributária, este campo fica sem preencher, mesmo?
Alguém poderia me ajudar na questão das alíquotas, por favor.
Grata
As orientações que tive são as seguintes:
CST 000=102
CST 090=900
CST 500=500
CST= 102 = 102
OUTROS 900

ICMS
ENTRADA = 0
ST=0 (O SAT não aceita valores em ST. )
SAÍDA = 18%
ST PIS- 49 PIS 0%

ST COFINS49 COFINS 0%

ORIGEM ICMS: 0 ST ICMS(S)0 ? ICMS18% ?

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 2 maio 2016 | 15:04

Boa tarde Natália Fogaça

Existe a possibilidade sim de gerar o relatório através do sistema Sat do seu cliente. Porém nesse relatório a informações são consolidadas tanto quanto cancelamento e descontos. Você só vai identificar o valor vendido depois que importar para o seu sistema os arquivos XML. Digo isso com base nos meus clientes que utilizam o Sat. Agora se você quiser uma conferência melhor, vai precisar abrir arquivo por arquivo no site da secretaria da fazenda e verificar o valor vendido por dia.
Se algum colega realiza outro procedimento, que nos informe por gentileza.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Marcos Tavares

Marcos Tavares

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Suporte
há 8 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 16:52

Pessoal estou com uma duvida, trabalho com um sistema comercial, enviamos o xmls do SAT para a contabilidade importar no seu programa (folhamatic), o contabilidade importou e disse que dois cupons SAT estavam dando rejeição no software deles.

Em seguida entrei no site da retaguarda do SAT, fui lá em consultas> consultas de lotes enviados, encontrei os dois coo que a contabilidade disse que estava com problema e mandei para eles novamente somente este dois.

A contabilidade ainda sim disse que está dando erro.

A minha duvida é a seguinte há alguma maneira de baixar o XML gerados pelo SAT?
O único lugar encontrado foi aquele lote de cfe sat, mas está dando problema.

Até tentei aquele relatório de apoio a escrituração, mas dá erro ao tentar gerar na receita.

Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 17:47

Boa tarde Marcos,

Verifique se os cupons estão com validade, pode ser que os mesmos tenham sido envidados, porém a rejeição no fisco. Talvez por esse problema sua contabilidade não consiga importar.

Já referente a baixar o xml, somente no site do SGR SAT ou no próprio sistema. O relatório ainda não esta disponível conforme informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 16:07

Boa tarde !
No mês 04/2016 ocorreu um problema no roteador da empresa e as informações do Sat não foram enviadas para a SEFAZ porém foi gerado o arquivo XML. Quando eu entro no sistema de gestão da retaguarda do Sat, aparece que o lote foi processado com inconsistência e a situação inválida dos arquivos. Minha dúvida: Existe a possibilidade de processar com validade jurídica esses arquivos inválidos? Se os arquivos estão inválidos significa que a SEFAZ não tem ciência da geração desses arquivos?
Obrigado.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 11:42

Bom dia!

Aproveitando o assunto...estou iniciando na utilização do cupom fiscal eletrônico e estou com duvida em qual CSOSN devo utilizar para vendas de carnes dentro do Estado de São Paulo (açougue).
Conforme nosso amigo Maicon mencionou esse produto é isento nas operações dentro de São Paulo. Devo utilizar o CSOSN 102 ou 900?

obrigada,

Fernanda.

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 11:20

Bom dia a todos!
Fernanda!
A meu ver você deve utilizar o CSOSN 400 de acordo com a questão 113 do Pergunta Frequentes de Contribuintes do CF-e SAT da SEFAZ-SP.
Veja:

113. Como o optante do Simples Nacional preenche a alíquota no CF-e-SAT?

No CF-e-SAT, os contribuintes optantes do Simples Nacional, devem utilizar o CSOSN conforme o tipo de produto e operação.

Não é necessário preencher alíquota nos seguintes CSOSN:

102- Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito.

300 – Imune

500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por
antecipação

400 - Não tributado (a partir de 01.06.2016)

No caso do CSOSN 900 (Outros) é necessário preencher a alíquota e deve ser preenchida de acordo com o produto e operação.

Aproveitando a questão, alguém conseguiu uma forma ou algum relatório para efetuar a conferência do SAT, já que até agora o SGRSAT (sistema de retaguarda) não liberou nada, dá sempre mensagem de que não existe dados informados para o período.
Obrigado.
Roberto.



Boa tarde a todos!

Será que ninguém está conferindo os valores lançados no SAT?

E o programador que implantou os SATs nas empresas que eu contabilizo, diz que não existe relatório nenhum para conferencia.
Só emite um relatório de Faturamento do mês, que só tem o valor total, não tem nada discriminado por CFOP ou CST.

E a Secretaria da Fazenda não divulga nada sobre a atualização do SGRSAT (sistema de retaguarda).

Saudações.

Roberto.


JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 20 setembro 2016 | 09:50

Bom dia

Tenho um cliente que perdeu todos os arquivos da sua maquina, não conseguiu me mandar os XML SAT muito menos um relatório de vendas do mês,

Quando vou baixar os xml sat da sefaz, e importar na contmatic da formato cfe invalido.

Não sei onde pegar esses valores de venda do mês.

BIANCA BOMFIM DA SILVA OLIVEIRA

Bianca Bomfim da Silva Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2016 | 17:30

Boa tarde pessoal,

Na importação da Sat a alíquota do pis e cofins esta vindo como 0,0165 e 0,0760 sendo que ela teria que entrar como 1,65 e 7,60 preciso que essa alíquota importe corretamente pois essa empresa é lucro real e o mais engraçado é que no cupom o valor do pis e cofins sai correto, alguem sabe o que devo fazer?

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 09:07

Bianca Bonfim da Silva Victorino
O meu sistema contmatic possui uma função de exportar para excel os produtos e na planilha fazer a correção para depois importar para o sistema novamente. Geralmente esse erro ocorre no momento da emissão do Sat. Verifica junto ao seu cliente se na hora de adicionar determinado produto, o mesmo possui as informações corretas.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Claudinei Monteiro

Claudinei Monteiro

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 11:32

Kethlyn Jullyan da Silva Gomes

Bom dia !

Qual o caminho na SEFAZ para importar o XML do SAT em Lote ou por Períodos ? Poderia me ajudar ?

Sds, Claudinei

Atenciosamente,

Claudinei Monteiro
RCM Tecnologia em Informática e Segurança
Rua José de Almeida Soares, 152 - Jd. Taboão – CEP 05742-120
https://www.rcm-informatica.com
Tel.: (11) 2532-1720 / 2528-1721
Cel.: (11) 99600-1530
Página 4 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.