x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.428

Valor dos itens inventariados no bloco H

FABRÍCIO SANTOS

Fabrício Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 14:47

Olá a todos,
estou com uma dúvida referente ao valor dos itens que devo informar no bloco H, não sei se devo informar o estoque dos itens com o valor unitário da ultima compra como está me orientando o programador ou se devo informar o valor realizando o calculo do custo médio.
Desde já agradeço a atenção e colaboração de todos,

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 14:56

Olá Fabrício!

Alguns sistemas permitem a geração do inventário pelo custo médio, que a meu ver se aproxima e muito da realidade do custo gerencial e contábil dos estoques.

Lembre-se que caso você tenha 100 itens adquiridos ao custo de R$ 10,00 no seu estoque em 01/12/2014 por exemplo, e em 28/12/2014 tenha adquirido mais 10 itens ao custo de R$ 12,00, você irá criar uma valorização excessiva do seu estoque gerando assim mais IRPJ e CSLL a pagar caso seja optante do Lucro Real.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
FABRÍCIO SANTOS

Fabrício Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 15:14

Olá Umberto Mallmann,

nossa empresa é optante pelo lucro presumido, fiquei na duvida porque pela configuração que nosso programador utilizou ele está gerando o valor pelo valor da ultima compra, o que também acho errado, mas não achei nenhum previsão legal que esclarecesse este assunto.

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 15:25

Olá Fabrício!

Veja este link...

www.receita.fazenda.gov.br

A pergunta 331 pergunta: Como se determina o custo dos bens para apuração dos resultados e avaliação dos estoques?



O custo das mercadorias revendidas e das matérias-primas utilizadas será determinado com base em registro permanente de estoque ou no valor dos estoques existentes, de acordo com o livro de inventário, no fim do período de apuração (RIR/1999, art. 289).

O valor dos bens existentes no encerramento do período-base poderá ser o custo médio ou dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente. Admite-se a avaliação com base no preço de venda subtraída a margem de lucro (RIR/1999, art. 295).

O contribuinte que mantiver sistema de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques de produtos em fabricação e acabados (RIR/1999, art. 294, § 1 o ).


Explique isso ao programador da empresa.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.