x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 600

nota fiscal MEI

DIOGO

Diogo

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 12:26

quero abrir uma MEI e estou com uma duvida, como vou declarar o faturamento se as notas ficais que vou emitir são notas manuais? e se eu não emitir nota, como posso declarar o faturamento?

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 12:56

Boa Tarde,
Diogo

O MEI não é obrigado a emitir Nota Fiscal Eletronica, tanto é que muitos utilizam apenas as notas manuais, como será seu caso.
Não é obrigado a ter contador também, mas a partir do momento que tem um funcionário registrado, faz-se necessário o trabalho desse profissional.

Você mantem um controle do que vende, seja em controles simples em planilhas do computador, ou em livro caixa, ou nos relatórios que o SEBRAE entrega.

A declaração é transmitida entre os meses de Março e Maio do ano seguinte, onde vai declarar as Receitas que teve no ano calendario que passou. Lembrando que o faturamento do MEI não pode ultrapassar os R$ 60.000,00.



Abçs

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 14:33

Boa tarde,
Como falei o microempreendedor não tem a obrigação de emitir nota fiscal. Esse controle do seu faturamento para declarar é por sua conta, pode ser feito por controle em caderno e livro caixa da maneira que quiser. Tem modelos de controle pronto pelo sebrae.
Como PJ, tem q ter este controle do que vende.

Por não terem nenhuma noção ou preguiça de controlar o q vende, ter um relatório, muitos fazem essa declaração com qualquer valor.
Mas isso não é orientado e nem pode, pois tem MEI que usam máquinas de cartão de crédito e débito. O valor do que vende tem q ser anotado e controlado em algum lugar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.