x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 495

CERTIFICADO USADO PARA USO DO EMISSOR DE NF-e

JOSI WOLFF

Josi Wolff

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 09:57




Bom dia.
Conforme esta pesquisando sobre o emissor de notas eletrônicas, sobre o certificado que sera necessário para a transmissão no site diz assim: O e-CPF pode ser usado como certificado digital para a NF-e? E o e-CNPJ?
O certificado digital a ser utilizado deverá ser de pessoa jurídica, do tipo A1 ou A3. O e-CPF não pode ser utilizado para a NF-e; já o e-CNPJ pode, no entanto não é o mais indicado.
como diz assim o e-CNPJ pode no entanto não é o mais indicado, se não pode nem o e-CPF e nem o e-CNPJ qual é o outro tipo?



bom trabalho a todos.


Richard Silva.`.

Richard Silva.`.

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 10:14

Josi, bom dia.

O mais usado é o Cartão+Leitora e-CNPJ - Tipo A3. Porém, existe um certificado do modelo A1 para pessoa jurídica, que tem valia apenas para emissão de nota fiscal. Não posso postar o link do desenvolvedor, porque minha intenção não é fazer propaganda, mas você pode pesquisar nos principais desenvolvedores de certificação digital que encontrará.

Este tipo de certificado é vendido na extensão de "arquivo", não sendo físico. O Software te enviará provavelmente por e-mail um arquivo, o qual você instala e fica fixo no computador.

Espero ter ajudado.

Richard Silva

Pedro Augusto

Pedro Augusto

Prata DIVISÃO 2, Analista Tecnologia
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 10:23

bom dia

o mais indicado e NF-e, agora funciona da seguinte maneira. O certificado NF-e foi criado unicamente para emissão de notas fiscais. Com ele você não poderá acessar, por exemplo o e-CAC da Receita Federal, nem a Conectividade Social (FGTS) com o e-CNPJ pode acessar.
Quando você tem uma empresa pequena e o próprio representante legal é o responsável pelo faturamento, você pode utilizar um certificado tipo e-CNPJ.
Entretanto, se a tarefa de faturamento é delegada a uma outra pessoa (faturista), o ideal é ter um NF-e registrado em nome do faturista. Caso ele seja desligado da empresa este certificado deve ser revogado. Nunca o entregue a uma terceira pessoa.
É importante você entender que quando você entrega um e-CNPJ (e a senha) para um terceiro, é o mesmo que lhe passar uma procuração em branco da empresa. Ou seja tudo que esta pessoa fizer junto aos órgãos oficiais, será a empresa que está fazendo e seu representante legal.

Assim, o ideal é que na sua empresa você tenha um NF-e para emissão da notas fiscais e um e-CNPJ para acesso ao e-CAC, assinar documentos etc..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.