x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 2.355

NF-e emissor 2.0 - 3.10

Elizabete dos Santos

Elizabete dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 16:24

Boa tarde,

Estou com grande problemas nas mãos para resolver. Entrei há dois meses numa empresa de confecção, quem instalou o NF-e 3.10 não fez o backup (copiou e colou) as informações do sistema 2.0.
Pois, então a funcionária antiga fez uma nota fiscal em fevereiro/2015, o cliente pediu o cancelamento e a mesma não o fez.
A bomba estourou na minha mão ontem, que nem sabia de nada.
Fiz o cancelamento extemporâneo, mas ao tentar importar o xml deu a mensagem:
"não é possível importar o layout 2.0 no emissor NF-e 3.10 devido à incompatibilidade de schemas".

O que devo fazer???

Gente tenho que cancelar com urgência para o cliente e odeio tudo dar errado.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 16:57

Boa Tarde,
Elizabete dos Santos

Se ainda tem o Programa 2.0, é só seguir os passos deste tópico com link abaixo, onde é possível fazer a importação para a Versão 3.10, com todos os dados de clientes, produtos e notas fiscais da versão anterior.

Emissor 3.10

Basicamente, você vai primeiro Exportar todas as notas que estão no novo sistema 3.10, salvar o backup e depois você vai abrir a pasta C/DATA BASE/ e copiar os arquivos da pasta NFE2 e colar na NFE310.

Abçs.

Elizabete dos Santos

Elizabete dos Santos

há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:08

Bom dia Marcos Nunes,

Bom do emissor 3.10 já há notas tiradas, se eu exportar as notas do 2.0 correu o risco de perder as notas recentes?
Estou com medo disto. Visto que, quando instalaram o emissor 3.10 já deveriam ter feito isto antes de tirar as notas fiscais.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:30

Elizabete dos Santos

bom dia

veja com o T.I a possibilidade de restaurar o servidor!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Marcos Nunes

Marcos Nunes

há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 09:05

Bom Dia Elizabete dos Santos
Você vai continuar usando a versão 3.10.

Não há "perigo" de perder as suas notas fiscais, tendo em vista que pode conseguir "2ª via" dos XML por meio do portal da SEFAZ ou de link's como FSIST - Xml, Danfe

Siga os seguintes passos:

Abre a Versão 3.10 e Faça Backup. Depois Você fará a EXPORTAÇÃO do XML das Notas Fiscais e TXT de Produtos e Clientes que estão na Versão 3.10 e salvar em uma pasta qualquer do PC.
Fecha a Versão 3.10.

Depois abre a Pasta C/DATA BASE/NFE2 e copia todos os arquivos desta pasta e cola dentro da Pasta C/DATA BASE/NFE310. "Copia e Substitue".

Ao abrir a Versão 3.10 verá que seus arquivos "antigos" estarão todos importados. Para dar uma atualizada, selecione todas as notas e vá em "Consultar na SEFAZ", caso alguma NFe não venha com a situação atual, exemplo Cancelada.

Lembrando sempre de ter alguem do TI ou responsável da área acompanhando.

Abçs.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 12:33

Se vc conseguir abrir o Emissor 2.0 seus arquivos xml, estarão lá, sem interferir nos que foram emitidos na nova versão. Eu mantive as duas versões instaladas, e consigo consultar as notas que foram emitidas pelo versão anterior do emissor, sem ter problema algum!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Marcos Nunes

Marcos Nunes

há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 12:40

Boa Tarde,
Conseguir consultar, consegue.

Mas ela quer importar uma da versão anterior, e o sistema só aceita fazendo os passos acima, para não dar incompatibilidade.

Eu mantive a versão 2.0 instalada, porém todos os meus dados passei para a versão 3.10 (todas as NFe, Produtos, Clientes, etc) para não precisar ficar abrindo uma ou outra.

Salvando o atual momento da 3.10, exportando as NFe e dados, e depois copiando a pasta base da versão anterior, fica tudo salvo na versão 3.10,

Abçs.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 12:46

Dessa forma, se eu entendi a problemática da situação, não seria mais simples conseguir uma "2° via" do xml, dessa nota em que foi efetuado o cancelamento extemporaneo?

Claro que de qualquer maneira, há a necessidade um backup dos arquivos xml das Notas emitidas antes da troca de versão. Mas ai isso pode ser feito com calma, sem impactar no prazo do problema atual!

[email protected]

Marcos Nunes

Marcos Nunes

há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 12:49

isso,
mas ela não consegue importar o XML por causa da versão antiga.

Aí vai dela, se ela quiser ter tudo já salvo numa versão só.
Deixei os passos a seguir acima, pode facilitar muito ao invés de quando precisar de uma nota antiga, ir na outra versão e imprimir.

Abçs.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 12:55

Marcos, vc tem toda razão, ela se quiser fazer o backup de tudo que foi emitido pela versão anterior, faz de acordo com o tutorial que vc deixou acima.
Caso contrário, pode obter uma segunda via do xml, apenas pra resolver a questão desse cancelamento que me parece urgente!

[email protected]

Elizabete dos Santos

Elizabete dos Santos

há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 08:26

Bom dia,

Pessoal agradeço todas as dicas, mas infelizmente o dono da empresa não permitiu que eu fazer os passos que o Marcos me passou.
Por ser empresa pequena não temos T.I., e ele alega que causa danos no certificado...
Bom visto que estou com este problema, tem como ser de outro modo o cancelamento?
Como funciona um processo administrativo para cancelamento?

Abs.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 08:53

Bom Dia,
Elizabete
não causa danos nenhum ao certificado, se for A1 é muito simples a instalação.
Se for A3 também tem como instalar novamente.
Não perde dados.

Qualquer coisa, faça um teste em outro PC e mostre para ele. Copie todos os dados e salve no outro PC e faça os procedimentos que disse, e também neste fórum www.contabeis.com.br

Seria mais fácil para você.

Agora se ele nao aceitar mesmo, como a versão anterior está inutilizada, tem que ir na SEFAZ e fazer este cancelamento. Como não tenho conhecimento da Legislação de MG, provavelmente te orientariam onde e como fazer pelo portal, ou montar um cancelamento administrativo lá mesmo.

Abçs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.