x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.632

IE para MEI do PR.

Sabatha Fernandes

Sabatha Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Comercial
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 17:17

Carxs,

Recentemente me inscrevi como MEI para comercializar produtos de uma determinada empresa.
A própria empresa me indicou o link para o cadastro, mas agora quando enviei minha ficaha cadastral estão pedindo IE. A Casa do Empreendedor me informou que MEI é isento de IE, mas a empresa afirma que para atividade de comércio é possível, e necessário.
O único local que encontrei foi esse site https://www.webcontabil.com.br/ver_noticia_publica.php?v1=106056&v2=www.etaca.com.br que ensina como proceder.
Pois bem, não tenho um contabilista e nem recursos nesse momento para pagar, pelo SIMEI encontrei o local que indica desenquadramento, mas estou em dúvida quanto aos próximos passos. Devo mesmo realizar esse procedimento? Ele resolverá meu problema? E ao me desenquadrar, quais são as consequencias, taxas e tributos? Pergunto pois a Casa do empreendedor não me deu nenhuma solução para resolver isso...

Obrigada pela atenção. Aguardo resposta.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 10:46

Sabatha Fernandes, no estado do Paraná, não é fornecido inscrição estadual para MEI, ou seja, você não tem IE.

Isso não deve ser impedimento para cadastro em nenhum órgão ou empresa, é uma determinação do seu estado e ponto.

Para emissão de nota fiscal, caso seja necessário, você pode se inscrever no portal do estado (www.fazenda.pr.gov.br) na aba Torne-se Usuário (caso prefira clique aqui).

Depois do seu cadastro efetivado, você poderá emitir nota fiscal avulsa normalmente.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 11:12

Cara Sabatha Fernandes

Quando a inscrição é feita no Portal do Empreendedor, e a atividade exige inscrição estadual, o proprio Portal envia as informações para o estado que realizada a "inscrição estadual". Recomendo que procure a SEFAZ de seu estado para informações, no Estado de São Paulo existe um site que podemos procurar digitando o numero do CNPJ:

https://www.cadesp.fazenda.sp.gov.br/(S(sucztyjvpxs2ln55wisrkq55))/Pages/Cadastro/Consultas/ConsultaPublica/ConsultaPublica.aspx

Como vc vai comercializar produtos é necessária a emissão de NF por isso estão lhe pedindo para fazer a IE, para poder emitir NF.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.