x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.799

lançamento das Embalagens

RAPHAELLA DE SOUSA

Raphaella de Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 08:57

Uma empresa adquiri insumos para a preparação de refeições que são vendidas e consumidas dentro do restaurante ou vendidas para levar embora (todas as vendas são para consumidores finais).

Seus insumos são:
Gás GLP- NCM 2711.19.10,
Sacolas para embalagens – NCM 3923.21.90,
Embalagens de Marmitex – NCM 3923.90.00,
Garrafas para embalar Sucos de Laranja - NCM 3923.30.00

Considerando-se que as aquisições dos insumos acima mencionados estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades do estabelecimento da empresa, tenho dúvidas quanto à escrituração em seu livro Registro de Entradas modelo 1-A dos insumos acima relacionados e identificados;
Lembrando que os custos desses insumos são calculados no preço final da mercadoria vendida, como o marmitex, garrafinhas de sucos e etc.
Os insumos acima mencionados são considerados de uso e de consumo?
Qual é o CFOP devemos utilizar no momento da escrituração das notas fiscais de compras de nossos fornecedores dos insumos acima mencionados em nosso Livro Registro de Entradas modelo 1-A?

Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 09:36

Bom dia Raphaella de Sousa

Não sei bem como você conceitua o insumo.

Primeiramente cumpre asseverar que não podemos falar em insumo, no seu sentido literal, para o comércio. Insumo em economia é o bem ou serviço utilizado para a produção de outro bem ou serviço. Comércio não produz, comércio revende, a atividade de comércio é a de circular com mercadorias para que chegue na mão do consumidor na determinada região onde atua o comerciante.
Fonte: www.direitonet.com.br

Os insumos acima mencionados são considerados de uso e de consumo?

No seu caso, no momento da revenda, não há como ficar perguntando para cada cliente o que ele irá fazer com a mercadoria comercializada por você. Cabe ao seu cliente, escriturar da forma que ele irá utilizar na empresa dele. Ou seja, você irá realizar a revenda normal dos produtos.

Qual é o CFOP devemos utilizar no momento da escrituração das notas fiscais de compras de nossos fornecedores dos insumos acima mencionados em nosso Livro Registro de Entradas modelo 1-A?

Vai depender para qual o fim serão dadas estas mercadorias. Se for para uso/consumo, utilizará o CFOP 1.556/2.556 e/ou 1.407/2.407 (conforme a ocasião). Se for para revenda, dará entrada como tal.

Coordenador Fiscal Tributário
Blog: http://spedeasy.blogspot.com.br/
Instagram: @contadoradilson
YouTube: @saberescritafiscal
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/adilsoncastrodequeiroz/
Facebook: https://www.facebook.com/contadoradilsoncastrodequeiroz/ Comunidade no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EL20RNhpCwNE87mRGthQvE
Especialista em Varejo com extensão ao Atacado e Industria.
e-mail: [email protected]
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518997076565
FIQUE A VONTADE EM ENTRAR EM CONTATO COMIGO!
RAPHAELLA DE SOUSA

Raphaella de Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 11:06

Deixa eu explicar melhor a minha dúvida.
Um Restaurante compra embalagens como marmitex, garrafinhas plásticas para sucos para revender a refeição/sucos que produzem, o custo dessas mercadorias são calculados no preço final para a venda.
Como devo lançar essa compra dos marmitex, garrafinhas plasticas para suco? Como uso e consumo ou como revenda por fazer parte do produto final para venda?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.