x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 10.316

compra pela filial e venda pela matriz

marcelo benatti

Marcelo Benatti

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 9 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 10:42

Bom dia a todos,

Posso realizar compras de mercadorias pela filial, e fazer a venda dessas mercadorias com o cnpj da matriz ?

as duas são do mesmo estado (UF) e mesmo município.


eu acredito que isso não pode ser feito, mas não tenho a total certeza.

obs. a matriz e industria


Obrigado.

Douglas Oliveira

Douglas Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 14:52

Boa tarde Marcelo!
Você pode sim fazer a venda pela matiz, mas antes você deve emitir uma Nota Fiscal de Tranferência da Filial para Matriz. Depois sim emitir a nota fiscal de venda, pela matriz.

5152 - Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros:
Mercadoria adquirida ou recebida de terceiros para industrialização, comercialização ou utilização na prestação de serviço e que não tenha sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, transferida para outro estabelecimento da mesma empresa.

Deus está aqui †
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 15:15

Boa tarde!

Como o Douglas disse, pode ser feita a venda, mas antes deve ser feito esta transferência.
Marcelo Benatti, cada estabelecimento tem uma inscrição estadual, onde deve ser feita a escrituração fiscal, pelos livros de entradas saídas e Inventário (estoques), veja que se houve entrada no Livro de Estoques da Filial, deve ser feita a transferência para o Livro de Estoques da Matriz, habilitando assim a Matriz à efetuar a venda pois a mercadoria já está no seu Inventário.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.