x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 920

Escrituração de Empresas de Telecomunicação

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 08:58

Alencar, Bom dia

Acredito ser indiferente o tipo de sistema para a escrituração fiscal de qualquer empresa, formule melhor sua pergunta para que possamos te ajudar.

Que tipo de cadastro está se referindo?
Anexo do simples nacional?

ALENCAR LEANDRO DA SILVA PEIXOTO

Alencar Leandro da Silva Peixoto

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 09:33

Preciso saber como tem que ficar o cadastro da empresa de telecomunicação no sistema alterdata para que possa ser feito o fechamento correto, pois este tipo de empresa é prestação de serviço mais com a substituição do ISSQN por ICMS, igual as empresas de transporte rodoviário, mais no caso das transportadoras existe o lançamento de CT em campo especifico, e no de Telecomunicação não. neste caso como ficaria meu cadastro da empresa no sistema, tem algo em especifico que tenho que colocar? eu enquadro minha empresa no anexo III do simples? lanço minhas notas como ISS, ou ICMS?

Espero ter melhorado meu questionamento.

Aguardando uma breve ajuda.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 09:51

Alencar,

Para empresas do Simples Nacional o cadastro no sistema é indiferente visto que a apuração do imposto é feito via PGDAS.

Esta questão de ISS ou ICMS, já vem sendo discutindo a muito tempo entre os provedores, aconselho seguir os procedimentos abaixo:

O que for serviço de comunicação, tributa-se com o anexo III, tirando o ISS e acrescentando o ICMS.

O que for serviços de instalação/adesão, tributa-se com anexo III normal sendo a emissão de NF de serviços "prefeitura".

A escrituração das NF Mod 21, será de acordo com a Cláusula quinta do Convênio 115/03:

Cláusula quinta Os documentos fiscais referidos na cláusula primeira deverão ser escriturados de forma resumida no Livro Registro de Saídas, registrando-se a soma dos valores contidos no arquivo “Mestre de Documento Fiscal”, e agrupados de acordo com o previsto no § 4º da cláusula quarta, nas colunas próprias

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.