x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 920

Obrigações Empresas do Simples

Douglas

Douglas

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 18:27

Boa Noite,

Tenho uma empresa enquadrada no Simples. O que eu faço todo mês é enviar a contabilidade as receitas de cada empresa e a contabilidade me envia as notas fiscais e depois envia o DAS para pagar.

Perguntei sobre a declaração do IR no início do ano e informaram que não precisa.

É só isso mesmo? Recolher o ISS e pagar o DAS? Não tem mais nenhuma obrigação para com o governo? Estou desconsiderando a questão dos funcionários.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 18:35

Boa noite,

Olha a maioria das obrigações o contador poderá cumprir sozinho, mas a principal delas é manter em dia a sua escrita contábil, isto é, o lançamento do livro diário, que ao final de cada ano, servirá de base para o seu balanço patrimonial. Para isto, você precisa mandar toda a documentação relativa da sua empresa, despesas, contas de água, luz, telefone, aluguel, extratos bancários, etc. Caso você não esteja enviando, é bom conversar com o contador para ver como ele está fazendo para escriturar o livro diário.

Além disso, há inúmeras outras obrigações que, apesar de fugirem da contabilidade propriamente dita, acaba que o contador acaba ajudando o empresário a cumprir e o orientando.

O mais importante de tudo é que você tenha uma relação próxima ao seu contador, procurando saber sobre a sua empresa, sobre o que você precisa fazer, enviar e como você pode até ajudá-lo. A relação entre o contador e o empresário precisa ser de máxima confiança e parceria. Marque uma hora e vá ao seu contador, com tempo, para que vocês possam se afinar nesta relação.

Forte abraço.

Douglas

Douglas

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 19:02

Fico preocupado de ter algum imposto ou obrigação que ele não esteja cumprindo e daqui alguns anos vem a multa pra eu pagar. Como já aconteceu com vários conhecidos.

Sim, eu mando as despesas mas ele nunca pediu extratos bancários. Não sei se ele está fazendo nenhum livro diário.

O problema é que acho o serviço muito caro para empresa do simples. 1 salário mínimo e ainda décimo terceiro. E ainda quer cobrar extra pra fazer a minha declaração pessoa física. Esse valor está de acordo com o mercado?

Uma vez perguntei das demais obrigações e foi quando ele falou que não precisa declarar IR e que as despesas ele usa mas não tem que declarar. Então me pareceu que no Simples o governo cobra o imposto na receita e pronto. Pouco importa as despesas. Se é isso, acho o serviço caro. Ele inclusive queria que eu emitisse as notas fiscais no site da prefeitura.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 10:03

Bom dia Douglas,

Olha, não posso, por questões éticas, me manifestar sobre os honorários do colega, e não tenho conhecimento do mercado na sua área para saber se o preço está na média ou não.

Aqui no meu escritório também cobramos 13ª mensalidade, além de alguns outros serviços extras.

Quanto ao imposto de renda pessoa física, de fato, você não está obrigado só por possuir uma empresa. E de fato, precisa ser cobrado à parte. Você paga ao contador para fazer a contabilidade da sua empresa, da pessoa jurídica. Serviços para a pessoa física, em princípio, não são contemplados por isto, podendo ser, caso estipulado em contrato. Caso o contador queira lhe fazer alguma cortesia de cobrança da declaração ou outros serviços, é por conta dele.

Procure saber sobre o seu livro Diário. Isso é, de fato, é a sua contabilidade.

O imposto é calculado para sobre o faturamento, as despesas não são utilizadas para fins fiscais, apenas para fins contábeis.

Quanto a ele querer que você emita as notas, ele está correto. A emissão das notas é atribuição da empresa, podendo o contador emiti-las sim, mas a atribuição primeira é da empresa.

Lamento que o sr. não enxergue o devido valor nos serviços contábeis que lhe são prestados, mas tenho a informar que não basta entrar no site da simples e jogar os valores lá, um serviço de contabilidade bem feito e responsável requer muito estudo, dedicação e conhecimento para isto. Basta você ver a quantidade de questionamento levantados neste próprio site. Talvez o resultado que chega a sua, chegue de forma tão simples, que pareça pouco, mas não é.

Realmente, eu aconselho o senhor a sentar com o seu contador e expor para ele as suas percepções sobre o serviço que o senhor recebe, converse sobre o preço, procure saber sobre o que ele faz exatamente, cobre os seus direitos como o livro diário e tudo mais. Pois existe um ruído grande entre você e seu contador que não permite uma relação adequada entre valor e preço.

Um abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.