x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 3.207

Manifestação do destinatario

Viviane

Viviane

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 07:52

pessoal bom dia, tudo bem?

Estou com algumas duvidas no manifesto do destinatário - SP , sendo elas:
1. preciso realizar algum credenciamento para utiliza-la?
2. todas as notas fiscais emitidas para o meu cnpj aparecerão quando eu pesquisar no programinha ou somente quando eu informar o xml da NFe de compra?

desde ja agradeço quem puder me explicar melhor sobre ele.

JOÃO PAULO DA SILVA ALVES
Articulista

João Paulo da Silva Alves

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 10:11

Bom dia,

1 Sim.
2 Somente notas fiscais de consumo, ou seja compras.


Nota Fiscal Eletrônica
APLICATIVO DE MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO

Este software permite a manifestação do destinatário de uma Nota Fiscal Eletrônica, que poderá ser:
-Ciência da Emissão
-Confirmação da Operação
-Desconhecimento da Operação
-Operação não Realizada

Adicionalmente, permite:
- Download de arquivo XML da NF-e
- Validação de arquivo XML da NF-e recebido do emitente
- Exportação do arquivo XML
- Geração e restauração de arquivo de backup
- Quadro de avisos
Requisitos para uso:

Possuir certificado Digital no padrão ICP-Brasil - tipos A1 ou A3
Acesso à internet
Possuir a versão adequada de JAVA instalado - Recomendável: Java 6.37
Requisitos para Instalação:

Processador Pentium III ou AMD K6 450 Megahertz ou superior.
Memória RAM de 256 Megabytes ou superior. São recomendados 512 Megabytes.
Espaço em disco de 98 Megabytes para o Java - JRE 6 e 30 Megabytes para o Programa Emissor NF-e.

Passos para a emissão de uma manifestação de NF-e:


1) O usuário deverá clicar no símbolo da Nota Fiscal Eletrônica do aplicativo.
2) Abrirá uma mensagem de atualização automática do sistema. Caso o usuário esteja conectado na Internet, poderá clicar em “OK”. Se não estiver conectado na Internet, deverá clicar em “Cancel”.
3) Clicar em Executar na mensagem que será aberta ao usuário.
4) Cadastrar os dados do destinatário ou escolher um destinatário já cadastrado no programa.
5) Fazer a consulta por notas fiscais eletrônicas destinadas (clicando em Pesquisar NF-e, no Gerenciamento de Manifestação), informar uma chave de acesso (Menu Manifestação Destinatário), ou importar um arquivo XML (Menu Manifestação Destinatário)
6) Selecionar a NF-e a ser manifestada e optar por uma das manifestações: Ciência da Emissão, Confirmação da Operação, Desconhecimento da Operação ou Operação não Realizada
7) Assinar e transmitir digitalmente a Manifestação com o certificado digital tipos A1 ou A3 no padrão ICP Brasil.
8) Verificar se a situação da Manifestação foi alterada conforme requisição.

Informações para uso: Configuração de vídeo recomendada: 1024 x 768

Informações Sobre o Certificado Digital:

Para utilizar o aplicativo de Manifestação do Destinatário, a empresa deverá dispor de Certificado Digital tipos A1 ou A3 no padrão ICP-Brasil. Alertamos que é possível que haja incompatibilidade dos drivers de dispositivos de armazenamento do certificado A3 (token USB ou smart cart) com o Java, linguagem no qual foi desenvolvido o aplicativo da Manifestação do Destinatário. Recomendamos que, antes de adquirir o certificado digital A3 armazenado em um dos dispositivos citados, o contribuinte procure obter do seu fornecedor de certificado digital a certeza sobre a compatibilidade do certificado com o aplicativo e o sistema operacional do equipamento.
O certificado digital utilizado na Nota Fiscal Eletrônica deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o número do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte. Para maiores informações sobre Autoridades certificadoras, autoridades de registro e prestadores de serviços habilitados na ICP-Brasil, consulte o site http://www.iti.gov.br/certificacao-digital.
Não é necessário enviar a chave Pública do certificado Digital para a SEFAZ/SP. Basta que elas estejam válidas no momento da conexão e verificação da assinatura digital.
Não é necessário um certificado digital distinto para cada estabelecimento da empresa. Nos termos do Artigo 9º, III alínea “b” da Portaria CAT 162/08: a NF-e deverá ser assinada pelo emitente, com assinatura digital, certificada por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, conter o número do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte.
Versão para Manifestação do Destinatário de NF-e com validade jurídica

Esta versão permitirá que os destinatários de NF-e enviem a manifestação com validade jurídica para a Secretaria da Fazenda.

Clique aqui para continuar



Versão de testes

Esta versão permitirá que os destinatários de NF-e enviem a manifestação para o ambiente de testes da Secretaria da Fazenda, testem o uso de seu certificado digital, bem como as funcionalidades do programa.

Atenção: As manifestações transmitidas por esta versão de testes NÃO têm validade jurídica.

https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/manifestacao/manifestacao.asp

att,
joao


Viviane

Viviane

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 11:23

Joao Paulo da Silva Alves muito obrigada, mas como faço esse credenciamento? porque quando pesquiso aparece apenas o credenciamento da nota fiscal eletronica, mas ja realizo a emissao da nfe mod. 55, o que devo fazer?

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 11:58

Não sei se é essa a sua dúvida exatamente:

Após baixar e instalar o aplicativo de Manifestação do Destinatário Eletrônica, vc vai em: Sistema>Destinatário>Incluir
Ai Cadastro os Dados da sua empresa e clica em Iniciar, depois disso ele vai Habilitar a opção: Sistema> Certificados onde vc vai escolher seu tipo de Certificado Digital A1 ou A3 e incluir o Certificado na Cadeia do Aplicativo
A partir daí com o Aplicativo fazendo a Leitura do seu Certificado Digital, vc consegue acessar o Menu Manisfestação Destinatário e fazer a pesquisa das Notas Fiscais emitidas para sua empresa a partir dos dados do Certificado.

Espero ter conseguido ajudá-la!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 12:11

Mas João o Aplicativo não reconhece o Certificado automaticamente. Tem que ser feito a cadastro do mesmo, para depois a leitura ser automatica!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Viviane

Viviane

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 15:46

obrigada gente.
A minha duvida estava se o proprio sistema listava as notas fiscais emitidas contra o meu cnpj, vou explicar o que aconteceu:
fui realizar o meu cadastro em uma empresa para que eu possa começar a comprar dela, entao a pessoa responsavel por isso , informou que eu ja tinha o tal cadastro e que eles ja haviam vendido para nós algumas vezes, so que isso nao procede, então pesquisei esse manifesto do destinatario e a duvida estava se eu conseguia visualizar qualquer nota fiscal emitida contra o meu cnpj. Deu para entender ?

so queria que confirmassem isso, desde ja agradeço muito pela ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.