x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 5.499

Substituíção Tributária

CAMILA MICHELE MARAFIGA

Camila Michele Marafiga

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 16:41

BOA TARDE PESSOAL!

Tenho várias dúvidas, tenho um cliente que é vendedor de folhas A4, tanto pra revenda quanto para consumidor final. Seu processo funciona da seguinte forma: ele compra a bobina de papel (tributada normal), terceiriza o processo de transformação (corte deste papel para Ofício A4) e vende. Minha consultoria me passou que não é indústria pq apenas transformo esta mercadoria, terei que fazer nota de remessa da bobina e depois eles me emitem uma nota de retorno do papel A4 e outra nota da prestação de serviço de transformação, correto? Outra questão é quanto a pergunta que meu cliente me fez, depois que transformarmos esta bobina de papel em papel ofício A4 eu preciso aplicar substituição tributária? Ou a mercadoria deveria vir substituída desde a fábrica, quando ainda é bobina?

Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Tributário
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 11:17

Cara Camila Michele Marafiga, me desculpe mas sua consultoria está totalmente equivocada, quando se fala em mercadoria que será comercializada, é uma industrialização por encomenda, logo é sim um indústria pelos temos do Regulamento do IPI Art. 9º inciso IV.
Em relação ao ICMS-ST, deve analisar com o NCM junto ao Estado que vende.
Mas posso lhe orientar, que a responsabilidade do recolhimento do ICMS-ST e do IPI é da empresa que manda cortar o papel, e não da empresa que cortou em si.
Isso é denominado industrialização por encomenda.

Passar para sua consultoria o Parecer Normativo CST nº 83/77. E analisar o Decreto Lei 406/68.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]
Felipe Corveloni

Felipe Corveloni

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Mecânico
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 12:21

Pessoal , boa tarde.
Tenho dúvidas com relação ao pagamento de ICMS que meu contador vem debitando de minha empresa.
Tenho uma loja de suplementos cujo 99,999% das mercadorias são acrescidas de ST, alguns itens adquiridos diretamente dos fabricantes e outros de importadores. Revendendo assim para o consumidor final em meu estabelecimento LOJA - Cupom FISCAL)

O problema é que um contador diz que estou pagamento imposto duplicado e outro alega que esta certo. Se puderem me ajudar ficaria grato.


Exemplo .

Empresa 01 - (Indústria) - Produtos Proteína / Albumina / BCAA / Dextrose - Na Nfe emitida pelo fabricante vem CST 010 / CFOP 5401 e pago ICMS/ST. ''NATUREZA DA OPERAÇÃO -VENDA DE PRODUÇÃO DO ESTABELECIMENTO EM ''

Empresa 02- (Apenas Importadora) - Produtos Proteína / Albumina / BCAA / Dextrose - Na Nfe emitida pelo importador vem CST 010 / CFOP 5.403 e pago ICMS/ST. ''NATUREZA DA OPERAÇÃO-VENDA MERC. S.TRIB. ''

Empresa 03 - (Indústria) - Dextrose - Na Nfe emitida pelo fabricante vem CST 000 / CFOP 5101 & Proteina/BCAA CST 010 / CFOP 5401 ''NATUREZA DA OPERAÇÃO- VENDA C/ SUBSTITUICAO DENTRO ESTADO ''

Empresa 04- (Apenas Importadora) - Creatina- Na Nfe emitida pelo importador vem CST 110 / CFOP 6.403 e Produtos Proteína / Albumina / BCAA / Dextrose CST 100 / CFOP 6.102 ''NATUREZA DA OPERAÇÃO - REVENDA''

No meu extrato do SIMPLES Nacional vem destacados os seguintes impostos e acrescidos no valor á pagar para a receita.

Mês 09/2015
IRPJ CSLL COFINS PIS/Pasep INSS/CPP ICMS IPI ISS Total
0,00 0,00 0,00 0,00 220,81 100,36 0,00 0,00 321,17

Mês 10/2015
IRPJ CSLL COFINS PIS/Pasep INSS/CPP ICMS IPI ISS Total
0,00 0,00 0,00 0,00 395,90 179,94 0,00 0,00 575,84


Um contador alega que ja pago ST, e por minha empresa ser do SIMPLES não teria que pagar ICMS conforme Extrato. Isso procede ?

Agradecido pela ajuda,

Um abrç

CAMILA MICHELE MARAFIGA

Camila Michele Marafiga

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 17:40

Olá Raphael,

Muito bem explicado, ainda tenho pouca experiência, mas pude entender um poco melhor como funciona. Se não for te pedir demais, pode me passar um passo a passo de como eu analiso o NCM? Preciso descobrir se preciso substituir ou não este produto.

desde já obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.