x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 538

Escrituração CST

Rodrigo Igor

Rodrigo Igor

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 18:15

Boa tarde,

Tenho uma dúvida com relação a escrituração de notas, cuja mercadorias são compradas para "uso consumo".

Quando efetuo compra de itens que são tributados integralmente, (CST 00) para uso e consumo da empresa, com CFOP - 556, essa operação não me permite utilização de crédito de ICMS, más o CST que devo inserir no cadastro do item, qual é?

Estou fazendo dessa forma, CST 00 pois apesar da operação não me dar direito ao credito, o item é tributado integralmente!

Está correto assim, ou devo informar o CST do item 41 ou 90 "Não tributados ou outros"

Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Tributário
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 10:11

Caro Rodrigo Igor, conforme o manual do EFD, o CST deve ser com enfoque no declarante, sendo assim, segue da seguinte forma:

Preenchimento: o campo deverá ser preenchido com o código da Situação Tributária sob o enfoque do declarante. Ex.1 - Aquisição de mercadorias tributadas para uso e consumo - informar código “90” da tabela B. Ex. 2 - Aquisição de mercadorias para comercialização com ICMS retido por ST - informar código “60” da tabela B.


Pagina 49 do Guia do EFD ICMS-IPI versão 2.0.17.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.