x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 12.163

Unidade de medida Constante no Documento Fiscal

Andre Luis Prock Rotundaro

Andre Luis Prock Rotundaro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 15:11

Boa tarde!
Gostaria de saber se no lançamento de documento fiscal de entrada, eu devo utilizar a unidade de medida constante no documento Fiscal ou a minha unidade de medida de comercialização?

Ou posso usar qualquer uma das 2?


ROBERTO ANDRADE

Roberto Andrade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 15:50

Boa Tarde!


Ao meu ver, o correto é dar entrada na nota com o unidade de medida que está na mesma. Caso a nota venha com uma unidade de medida que não condiz com o combinado, deve solicitar ao fornecedor que faça carta de correção na nota fiscal.


Atenciosamente,


Roberto Andrade
Email: [email protected]
Skype: Roberto.andrade438
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 15:53

Boa tarde Andre,

para fins de escrituração, caso a empresa não seja optante pelo Simples Nacional, você deverá escriturar a nota conforme ela é. Porém quando for movimentar estoque você deverá utilizar a unidade de medida de sua comercialização, o bom seria unificar isso junto ao fornecedor para que seja a mesma, mas caso não seja possível o procedimento adequado será esse.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 15:58

Conheço uma orientação do SPED:

7- No caso da unidade de medida dos produtos das notas fiscais de entrada for diferente das notas fiscais de saída (compra em Quilogramas e venda em Pacotes), haverá inconsistências de validação do arquivo do SPED FISCAL ou Inventário?
R: Caso haja diferença entre as unidades de medida de entrada, saída e inventário, deverá ser informado no registro 0220 – FATORES DE CONVERSÃO DE UNIDADES. Por Ex: A empresa utiliza em seu inventário a unidade de medida Kilogramas para determinado produto. Porém efetua vendas desse produto em pacotes de 10 Kg. Nesse caso deve ser informado um registro 0220 informando que um pacote corresponde a 10 Kg.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Andre Luis Prock Rotundaro

Andre Luis Prock Rotundaro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 16:03

Geórgia Beatriz.

Estou com a seguinte situação , o fornecedor emitiu uma nota fiscal de venda 6102 na qual sua unidade de medida é '' PAR'' porem na minha empresa eu não tenho essa unidade de medida ;

Nesse caso , eu tenho que escriturar o documento fiscal conforme nota fiscal ?

Atte.

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 16:06

Andre,

uma opção é entrar em contato com o suporte do sistema, pois nesse caso, você comprou "PAR" e venderá "PAR".

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
ROBERTO ANDRADE

Roberto Andrade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2016 | 07:54

Bom dia!

Concordo com a opinião da Geórgia. O ideal é entrar em contato com o suporte técnico a fim de solucionar o problema da unidade de medida.

Atenciosamente,


Roberto Andrade
Email: [email protected]
Skype: Roberto.andrade438

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.