x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 1.115

Devolução de Mercadoria

Elcy Pereira da Silva

Elcy Pereira da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Proprietário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 09:53

Irei fazer devolução de uma mercadoria que veio com o preço maior do q o combinado, devo usar o CFOP 5.411, correto?
Na nota de entrada essa mercadoria destacava base e valor de ICMS, a nota de devolução tb deve constar esses mesmos valores?

Desde já, obrigado a todos!

Patricia Pereira dos Santos

Patricia Pereira dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 10:09

Quando faço devolução, sendo a empresa normal para normal, todos os valores são devolvidos exatamente como vieram, em seus campos próprios (icms, icms st, ipi, pis, cofins, outras, frete). Quando faço devolução de simples para normal utilizo a CSOSN 900 também lanço os impostos nos campos próprios, da forma como vieram, com exceção apenas do IPI, que lanço no campo Outras Despesas e depois detalhe nos dados adicionais os valores correspondentes.

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 17:03

Boa tarde !
Tenho a seguinte situação: empresa do lucro presumido efetuou compra em Agosto de mercadorias para revenda. No mês de Setembro essas mercadorias foram devolvidas.
Estou realizando o fechamento de Setembro e me deparei com o seguinte:
Faturamento R$ 10.000,00
Devolução R$ 3.000,00
O meu sistema está tributando os impostos federais somente sobre R$ 7.000,00.
Está correto esse procedimento de tributar sobre o faturamento descontando o valor de devolução?
Obrigado.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

há 8 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 17:38

Tiago Silva
Aconteceu o seguinte: Agosto fornecedor emitiu uma nota fiscal com o CFOP 6.101 e quando o cliente recebeu, deu entrada com o CFOP 2.102. Em Setembro foi devolvido a mercadoria, porém o fornecedor que emitiu uma nota fiscal para retirar as mercadorias no CFOP 2.201. Com isso ao importar em lote todas as notas fiscais contra o cliente, essa nota fiscal também foi lançada visto que essa nota quem deve escriturar é o fornecedor e não o cliente. Por isso que no meu sistema essa devolução está abatendo do meu faturamento. O sistema entende que foi o cliente que fez a venda e agora está recebendo a devolução que nesse caso sim, abate do faturamento conforme mencionado por você.
Precisei pegar etapa por etapa para entender porque estava me confundindo rs.. De qualquer forma eu agradeço.

Att

Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Tiago  Silva

Tiago Silva

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Técnico
há 8 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2016 | 09:53

Acho que entendi melhor Ricardo.
Mas assim, se o cliente é contribuinte, ele tem que emitir uma NF de devolução, de saída.
Ele fez isso?
E outra essa NF de entrada do Fornecedor (que representa a devolução pra ele), não deve ser escriturada, ela deve ter ido automaticamente pro seu sistema ne?

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

há 8 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2016 | 10:20

Tiago Silva

Mas assim, se o cliente é contribuinte, ele tem que emitir uma NF de devolução, de saída.
Ele fez isso?

Sim, o cliente é contribuinte porém quem emitiu a nota foi o fornecedor porque a mercadoria como vem do Ceara ela nem chegou em SP. Com essas informações é possível notar que já começa o erro a partir daí quando a mercadoria nem foi entregue e o fornecedor emite uma nota de devolução.

E outra essa NF de entrada do Fornecedor (que representa a devolução pra ele), não deve ser escriturada, ela deve ter ido automaticamente pro seu sistema ne?

Isso, como importei em lote, essa nota fiscal estava junto e o meu sistema importou, gerando uma diferença no meu faturamento.

Obrigado.

Att

Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Tiago  Silva

Tiago Silva

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Técnico
há 8 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2016 | 10:28

Caramba rsrs
Primeiro essa NF de devolução tem que ser cancelada então.
Se ela nem chegou a você não há no que se falar em devolução, ela voltaria acobertada pela mesma nota de saída do fornecedor.

E você teria que recusar a NF de Entrada, já que a mercadoria não chegou.
Aí, a partir disso com os documentos representando apenas o que realmente ocorreu, você conseguiria resolver.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.