x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 1.486

Simples remessa

Viviane Ferreira

Viviane Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Faturamento
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 14:43

Itamar,

Eu preciso gerar uma nota (no caso de simples remessa) para acompanhar uma empresa de transportes que levará a amostra do produto para outro país. No caso, a moça me explicou que preciso gerar essa nota só pra acompanhamento dentro do país. Estou meio perdida em relação ao procedimento, e queria saber se essa nota de simples remessa se encaixa mesmo nessa situação. Também preciso saber como fica os impostos no caso desta nota.

Obrigada!

Faturista na Empesa Ação Persianas
https://www.acaopersianas.com.br
Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 14:50

Viviane Ferreira,

Confusa esta situação, primeiro porque trata-se de material a ser exportado (foi feita NF de exportação ?), o material a ser exportado encontra-se fora da sua empresa?, o exportador é sua empresa?. Ainda não consegui entender corretamente o motivo de se emitir esta NF de remessa, e para qual destino essa mercadoria vai seguir aqui no país?.

Desculpe-me, mas preciso de mais informações para poder te dar uma resposta correta.

Sds

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 14:59

Viviane, tbm não entendi bem como a situação se dá.
Mas se é uma NF de Exportação, e viajará por conta de uma Transportadora. Você emitir a NF de Exportação normalmente (acredito que com CFOP e Natureza de Amostra), e citar a empresa que fará o Transporte nos dados do transportador normalmente.
Caso a situação seja outra, tente nos dar mais detalhes do caso...

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Viviane Ferreira

Viviane Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Faturamento
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 14:59

Itamar,

Eu também me senti confusa por conta disso, mas pelo que entendi a nota fiscal precisa ser emitida como se fosse uma nota de acompanhamento para essa empresa conseguir movimentá-la dentro do país até o momento da exportação. Eu já tenho essa nota de exportação, o material sairá da minha empresa mesmo, e não é uma mercadoria para venda ou revenda, é um material pequeno, uma amostra de um tecido.

Agradeço pela sua atenção a minha pergunta,

Viviane.

Faturista na Empesa Ação Persianas
https://www.acaopersianas.com.br
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 15:08

Vc vai emitir uma NF de Amostra grátis ?
CFOP: 7.949
Natureza da operação: Amostra Grátis
CST: 400

Pq ai essa Nf server para acompanhar a mercadoria no Transporte até o exterior!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Viviane Ferreira

Viviane Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Faturamento
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 15:09

Itamar,

É uma empresa de entrega expressa, também não entendi o porquê. Eu costumava usar outra empresa e nunca foi necessário usar uma nota fiscal de simples remessa, pois já contava com a de exportação, por isso a confusão.

Obrigada!

Fabiana de Jesus,

Obrigada pelas informações! Só é confuso que mesmo com a nota que já tenho eu tenha que emitir uma de amostra.

Tenha uma boa tarde!

Faturista na Empesa Ação Persianas
https://www.acaopersianas.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.