Rafael
Iniciante DIVISÃO 2, Programador(a) Olá,
Fui contratado para prestar serviços, como pessoa física, o tomador de serviços não exigia Nota Fiscal, apenas recibo. Sendo assim, mensalmente recolhi meus impostos através do carnê leão, pagando apenas IRRF e até mesmo INSS.
O primeiro pagamento foi realizado em Dezembro de 2015, e recebi pagamentos até Fevereiro de 2016, totalizando 3 pagamentos. No entanto agora o tomador de serviços está exigindo Notas Fiscais referente aos serviços já pagos anteriormente.
A minha primeira dúvida é como irei emitir essas notas. Supondo que eu já tenha um CNPJ aberto e adequado às atividades que desempenhei, eu terei que emitir notas retroativas desses meses, poderia emitir uma nota só com a soma dos valores, ou simplesmente posso emitir 3 notas com o valor de cada mês recebido?
E em relação ao IRRF e INSS já pagos, há como retificar esses recolhimentos?
Desde já obrigado!