x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.256

CFOP de devolução

Michele Costa

Michele Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 09:54

Bom dia!

Estou precisando emitir nota de devolução parcial de materiais que recebi porém o código CFOP 5202 está dando Rejeição.

Lendo alguns fóruns aqui fiquei com uma dúvida: é preciso fazer nota de entrada?

Comprei material/produto para incluir no meu serviço. Somos uma oficina mecânica e compramos materiais de tinta para pintar um carro, porém alguns vieram errado e precisamos devolver. Na nota do fornecedor o CFOP do material é 5405 e o que estou utilizando para devolução é o CFOP 5202.

Outra dúvida que me gerou é: preciso fazer nota de entrada para tudo que compro?

Obrigada!!

Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 10:09



Bom dia.
Não sei se isso muda para o seu estado. Pois verifiquei que você esta no Rio de Janeiro.
Aqui em São Paulo, faço desta forma.


Devolução de substituído para outro contribuinte substituído:

O contribuinte (contribuinte substituído) que adquirir mercadoria para comercialização com o imposto retido por substituição tributária de outro contribuinte substituído, e que porventura decida devolvê-la por motivos de ordem comercial, deverá emitir Nota Fiscal em conformidade com o documento fiscal recebido, inclusive sem o destaque do ICMS, na qual, além dos demais requisitos exigidos pela legislação, deverá conter as seguintes indicações:

no campo "Natureza da Operação", a expressão "Devolução de compra para comercialização";
no campo "CFOP", o código 5.411 (operação interna);
no campo "Situação Tributária", o código "CST" 060 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária);
no campo "Informações Complementares":
"Imposto recolhido por substituição tributária, conforme artigo ____ do RICMS/2000-SP";
"Base de Cálculo do ICMS retido: R$ X.XXX,XX" (1);
"ICMS retido: R$ X.XXX,XX" (1);
a indicação dos dados da Nota Fiscal relativa à aquisição, que poderá ser feita da seguinte forma: "Devolução (total ou parcial) de mercadoria recebida com sua Nota Fiscal nº XXX.XXX.XXX, de __/__/____, no valor de R$ X.XXX,XX";
Motivo determinante da devolução.

Juliano Dela Vedova

Juliano Dela Vedova

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 10:41

Michele Costa,

Você precisa registrar todas as notas sim, ou no mínimo enviar para o contador registrar..

A devolução é o seguinte:

NATUREZA DA OPERAÇÃO: DEVOLUÇÃO DE COMPRA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO
CFOP: INTERNA - 5.410 (c/ ST)
EXTERNA - 6.410 (c/ ST)
INTERNA - 5.201 (s/ ST)
EXTERNA - 6.201 (S/ ST)

CSOSN UTILIZADOS:
ICMS: 900
IPI: 99
PIS: 99
COFINS: 99

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
"DOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL"; “NÃO GERA DIREITO A CRÉDITO FISCAL DE IPI.”
"Devolução (total ou parcial) ref. sua NF n __, de __/__/__". (especificar motivo da devolução).

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. "
"Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."

Lao-Tsé

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.