x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 2.481

MEI perdido na hora de emitir nota fiscal avulsa (NFe)

MaMeLe Imp

Mamele Imp

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 19:56

Boa noite!

Faça a emissão de nota fiscal eletrônica avulsa através do site da Secretária de Estado de Fazendo do Rio de Janeiro e gostaria de saber se como MEI realmente não pago nenhum imposto.

Não entendo sobre o assunto, tenho uma loja virtual e quero fazer tudo corretamente até porque acredito que essas notas fiscais vão me ajudar comprovar renda.

A base do meu cálculo de ICMS é sempre 0 e o valor total dos produtos fica em torno de R$70 à R$130 reais. Isso está certo? Mesmo o estado de origem sendo diferente do meu?

Eu como MEI não deveria pagar ICMS, PIS, CONFINS entre outras taxas?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 07:48

Bom dia Marcelo!

O MEI tem a obrigação sim de emitir nota fiscal quando é solicitado e isso ajuda sim a você controlar sua renda e principalmente para não se desenquadrar de MEI.

Não existe impostos a mais para você pagar não, mesmo emitindo as notas ok?




Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
MaMeLe Imp

Mamele Imp

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 10:39

Obrigado pelas respostas. Continuando o tópico, mais duas dúvidas.

Primeira:
Na hora de emitir a nota fiscal-e, para cada produto que eu adiciono tem a parte de Informação do ICMS Interestadual (Diferencial de Alíquota) no qual o Alíq. interestadual aparece 12%, seguido de dois campos: % ICMS/FECP e % ICMS Alíq. Interna.

Qual valor devo colocar nesses dois campos? Como sou leigo, tenho em mente que como sou MEI, coloco sempre 0 nesses campos, está correto?

Segundo:
Minha intenção em emitir notas fiscais é também comprovar renda. Estou certo nesse aspecto? Tem como comprovar renda através das notas fiscais que emito?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 13:12

Boa tarde Marcelo!


Primeira:
Na hora de emitir a nota fiscal-e, para cada produto que eu adiciono tem a parte de Informação do ICMS Interestadual (Diferencial de Alíquota) no qual o Alíq. interestadual aparece 12%, seguido de dois campos: % ICMS/FECP e % ICMS Alíq. Interna.

Qual valor devo colocar nesses dois campos? Como sou leigo, tenho em mente que como sou MEI, coloco sempre 0 nesses campos, está correto?


Você como MEI não é obrigado à preencher estes campos não.

Segundo:
Minha intenção em emitir notas fiscais é também comprovar renda. Estou certo nesse aspecto? Tem como comprovar renda através das notas fiscais que emito?


Todo MEI tem que fazer sua declaração anual e a Receita Federal/Estadual e Municipal controlam o faturamento do MEI através também das COMPRAS que o mesmo faz... Como o MEI é desobrigado a emitir nota fiscal nas vendas ou serviços prestados para Consumidor Final dentro do Estado, o correto é você fazer o Livro Caixa, com suas Receitas e Despesas corretamente, ir controlando para que não se desenquadre.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
MaMeLe Imp

Mamele Imp

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 14:23

Por questões de controle faço todo mês o relatório mensal de receita bruta que tem no site do MEI e como também tenho conhecimento em programação, criei uma área no meu sistema que grava no banco de dados todos os registros de entrada e saída que registra tudo... Frete, compra de mercadorias, impostos de importação, embalagens, pagamento de hospedagem, gastos em publicidade e etc, isso poderia ser um livro caixa?

A dúvida então é, se por exemplo, vou fazer o financiamento de um carro ou outra coisa hoje e me pedem comprovante de renda, a única coisa que tenho pra apresentar é o extrato bancário, o que não adianta muito. Sou MEI desde janeiro, então que documento apresentar como comprovante de renda? Devo contratar um contador? Já me cobraram R$800,00 por mês o que é inviável!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 15:15

Boa tarde Marcelo!

Normalmente as financeiras estão dificultando o acesso aos financiamentos, exigindo muito mais coisas e informações. Infelizmente não tem como você provar para eles o quanto realmente é sua renda à não ser através de um DECORE que é emitido por um contador.

Não posso aqui no Forum, por questões éticas e também pelas regras, comentar sobre valores cobrados, mas tenho certeza de que se você procurar mais irá encontrar um profissional que te cobre um valor mais compatível.

Não querendo os serviços mensais de um contador, sugiro que você então procure um que faça o DECORE para você, quando você necessitar comprovação de renda, já que o faturamento mensal do MEI não é propriamente a renda da P.Fisica.




Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.