x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 7.282

Pintor MEI emitir nota fiscal

Douglas Lima

Douglas Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 8 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 11:09

Olá, amigos sou novo aqui no fórum mas não trabalho na área contábeis, mas estou passando pela seguinte situação e gostaria de sanar algumas dúvidas.

Meu pai trabalha como pintor residencial e comercial e pedreiro (pequenas reformas) de forma informal, porém há um mês ele iniciou um serviços de alvenaria(apenas reparos) para uma capela, e agora os responsáveis pela capela quer pintar a capela toda renova a capela porém como é um valor considerável (18mil) eles precisam da nota fiscal dos serviços que serão realizado.


Eu pesquisei e vi que o poderia o cnpj MEI

Já sei como proceder para emissão da nota fiscal no site da prefeitura, certificados digital, sefaz etc...

Porém minhas dúvidas são as seguintes:

- Existi algum imposto que eu deva colocar na nota fiscal? Se sim quais?

- Existi algum limite do valor por nota emitida? ou algum limite mensal?

- Exemplo: emito uma nota no valor de R$1,500 eu pago algum valor sobre a nota? Ou tem algum imposto?


Obs: o mei e o serviços são em guarulhos-sp

Desde de já agradeço pela atenção.
Douglas Lima

Thamires Almeida

Thamires Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 11:39

Bom dia, Douglas Lima!

O MEI não paga nenhum imposto sobre a nota fiscal emitida ou sobre o faturamento, a tributação do MEI é fixa e separada por tipo de atividade, seu pai vai prestar serviços de pintor então ele deve pagar (através do carnê do MEI):

- 5% salário mínimo p/ INSS = R$ 44,00
- Taxa de serviço ISS = R$ 5,00
Ele pagará mensalmente R$ 49,00 se estiver apenas prestando serviço.