x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.883

Tabela de Alíquotas ICMS

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 13:40

Prezados, boa tarde.

Alguém poderia me informar qual a alíquota do ICMS devo usar para uma revenda de mercadoria para o RS pessoa jurídica??

E se possível, se alguém tiver uma tabela das alíquotas.

Obrigada

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 15:21

Oi Juliana

NCM 48195000
ORIGEM - SÃO PAULO
DESTINO - RIO GRANDE DO SUL...

COMO VOCÊ FAZ PRA ACHAR, PODE ME EXPLICAR, PQ NÃO SABIA QUE PRECISAVA DO NCM

OBRIGADA

Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 15:38

Juliana , boa tarde

Provavelmente a Juliana precisa do NCM pra determinar se a mercadoria está sujeita a substituição tributária, faz ela muito bem.
Agora respondendo somente a sua pergunta,

A alíquota interestadual para os estados da região Sul e Sudeste *(exceto Espirito Santo) vai ser sempre 12%

Pro restante do Brasil (norte, nordeste e centro oeste, incluindo o Espirito Santo) será sempre de 7%

Há não ser que se trate de mercadoria importada, aí existe um benefício que a alíquota será sempre reduzida a 4%.

juliana santos

Juliana Santos

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 15:49

Boa Tarde Juliana,
neste site tem uma tabela com as alíquotas Interestaduais de ICMS
http://www.contabilidadenobrasil.com.br/aliquotas-internas-2016/
o único Estado que vi que não está atualizado a alíquota interna é Alagoas que passou de 17% para 18%.
a alíquota interestadual é:
para Estados do Norte, Nordeste, Centro Oeste e Espírito Santo tem alíquota interestadual de 7%
para os Estados do Sul e Sudeste tem a alíquota interestadual de 12%

eu te pedi o NCM para consultar na minha assessoria a alíquota interna da mercadoria que é de 18% conforme Decreto 52.250/2015.

eu tenho assinatura de assessoria tributária que me auxilia bastante nessas consultas, principalmente nos indices de st.

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 16:17

Juliana e Abdenio, muito obrigada.

Então a primeira coisa que devo fazer e olhar o ncm?

Eu sou da area de dp e estou super perdida em tudo rs....

Algum de vcs tem algum manual rs alguma coisa onde eu possa aprender passo a passo sobre a parte fiscal? Vai ter que ser na raça.

juliana santos

Juliana Santos

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 16:58

você tem que olhar o NCM, origem da mercadoria se é nacional ou importado, se o cliente vai utilizar a mercadoria para revenda, industrialização ou consumo, se for de outro Estado tem que procurar saber se ele é ou não contribuinte de ICMS por causa do recolhimento do diferencial de alíquota, entre outras tantas coisas.
esta área é bem complexa, o melhor a fazer é verificar se na sua empresa tem um contador que entenda bem do assunto para te orientar, assinar uma assessoria e fazer um curso, mesmo que seja bem básico para se familiarizar com o assunto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.