x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 17

acessos 91.396

Escrituração Cfop1303 ou 1302 / Telefone

C.E.T.

C.e.t.

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 15 anos Terça-Feira | 28 abril 2009 | 22:17

Boa noite,

Estou com uma dúvida!
Sempre escriturei no livro de entradas o CFOP 1303 ou 1302 sobre o valor total da NF.
EX: Conta Telefonica Nº 0000. Valor Total :R$523,50
CFOP 1303 ou 1302 - VALOR CONTABIL: 523,50 OUTRAS 523,50

Um colega de trabalho me disse que eu estou lançando errado, pq devo lançar a bese de calculo da conta de telefone como outras e os valores de multa e juros como isento! Isso está correto?

No meu ponto de vista o meu colega está errado, pq a composição da base de cálculo para uso/consumo e telefone deve ser escriturado pelo valor total da NF, estou correto ou não?
Por favor me ajudem!!!

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 10:03

Olá Carlos..
Se vc estiver errado eu tb estou...pois faço a escrituração de contas telefonicas exatamente como vc
cfop 1303 , valor contabil: total da nota e outras: total da nota.
Nos cursos que fiz de escrituração fiscal, aprendi assim...portanto ao meu ver vc esta correto.

Editado por Tita em 29 de abril de 2009 às 10:05:02

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Elisabete de Souza Santana Alves

Elisabete de Souza Santana Alves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 12:54

Estava com duvida a respeito do lançamento dessas NF das empresas telefonicas. Antigamente o contador falava que nao havia a necessidade de lançamento destas NFs, e realmente nunca tivemos problemas fiscais por nao lançamento das mesmas. Porem bateu a duvida deve-se ou nao lançar, e o que deve ser lançado no regsitro de Entradas.
Grato

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 14:05

Lança-se o valor total da fatura. Não se pode fazer o uso dos crésditos, salvo-se a empresa exportar, caso ela atue somente no mercado nacional, não se pode usar, tanto pro comercial (1303) e Industrial (1302). Tendo exportação, pode-se buscar o aproveitamento desses créditos com base legal, mas pra isso tem um processo, normal.

Givanildo de Almeida Pereira

Givanildo de Almeida Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 11:45

1302 Aquisição de serviço de comunicação por estabelecimento industrial

Este CFOP deve aparecer no Livro de apuracao do IPI????

Sabemos que nao há fato gerador para incidencia do IPI , mas mesmo assim acredito que devemos lancar...

Qual a opiniao dos Senhores(a)

Givanildo de Almeida Pereira

Editado por Givanildo de Almeida Pereira em 8 de julho de 2009 às 11:46:16

Fábio Marques de Matos

Fábio Marques de Matos

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2009 | 18:10

Boa tarde!

Tenho uma fatura telefonica, que está cobrando o serviço prestado por várias espresas telefonicas. Inlcusive junto a fatura estão emitidas as notas fiscais referentes a cada empresa separadamente.
Entendo que preciso escriturar cada NF separadamente, até mesmo por causa do código emissor, ainda mais agora com o SPED FISCAL.
Percebo que na pratica, a maioria lança apenas a faura no livro de entradas, e não lança as notas separadamente por emitente.

Qual o correto a fazer? Existe algum embasamento?

Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 30 dezembro 2010 | 17:11

Boa tarde...

Tenho a mesma dúvida do colega Fábio...

Feliz 2011!!

Daniel Portella

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
Juliano BR

Juliano Br

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 11:46

Isso é mesmo complicado ou somos nós que complicamos? Ex. recebo uma fatura da OI com valor total que corresponde aos demostrativos da OI com + outras operadoras cada uma com o seu CNPJ e nº da NFST será que esse demostrativo cabe só a operadora OI registrar o repasse dos valores as outras operadoras, pois em um sistema integrado se eu lançar separado no fiscal o meu financeiro tambem ficará separado e com os valores em aberto, pois efetuarei o pagamento apenas para a principal que é a OI do valor total conforme a fatura.
Alguem pode responder o que é o correto, lançar separado ou o total ?
Abraços

"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre"
Chaplin
Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 10:49

Juliano Ribeiro/Fabio Marques,

Pelo fato de haver várias Notas Fiscais de Prestação de Serviço de Telecomunicação, para efeitos Fiscais a escrituração deve ser efetuado de forma separada, fazendo constar para cada Nota Fiscal seu valor e seus dados. Vale lembrar aqui que alguns serviços ou parcelamentos cobrados na Fatura Telefônica, não estão vinculados às Notas Fiscais relacionadas na Conta Telefônica.

Exemplo:

Adquiri da Claro S/A modems para utilização de Banda Larga 3G. Além de adquirir os serviços de conexão e de telefonia para minha empresa.
Quando da entrega dos aparelhos, a empresa emite Nota Fiscal de Remessa(ou venda, como for). Porém, a cobrança desses aparelhos vem nas Faturas telefônicas posteriores (geralmente).
Na Conta Telefônica existe a Fatura (que contemplará o valor dos serviços prestados e o valor do parcelamento dos aparelhos) e as Notas Fiscais de Prestação de Serviço de Telecomunicação.
Supondo que existam duas notas fiscais:
NFPST nº 1 da Tim no valor de R$100,00;
NFPST nº 2 da Claro S/A no valor de 500,00.

Lançaríamos cada uma para cada Prestador de serviços com seus valores e, ainda supondo que a fatura seja de R$ 700,00 (valor das notas + R$100,00 de aparelhos), o lançamento financeiro deve ser feito contra a Claro S/A no valor total de R$ 700,00.

Caso você use Sistema de Informação Integrado, em alguns casos que vivenciei, existe um procedimento de Desdobramento de Duplicatas.

Funciona da seguinte forma:

Efetuam-se os lançamentos das NFPST em separado (Como descrito acima), gerando assim, no financeiro, os compromissos de R$ 100,00 perante a TIM e R$ 500,00 perante a Claro.

Contabilmente fica:

D-Despesas Administrativas (CR)----------------------600,00
C-Tim Celular (PC)----------------------------------------100,00
C-Claro S/A (PC)------------------------------------------500,00

Quando efetuado o desdobramento das duplicatas, junta-se os dois documentos em uma única Fatura no sistema, além de acrescentar a parcela de R$100,00 vinda do lançamento da Nota Fiscal dos aparelhos.

Contabilmente o desdobramento fará:

D-Claro S/A (PC)---------------------------------------700,00
C-Claro S/A (PC)---------------------------------------500,00
C-Tim Celular (PC)-------------------------------------100,00
*C-Claro S/A (PC)--------------------------------------100,00

* O valor de R$100,00 lançado a crédito contra a Claro leva em consideração a dívida já assumida quando da entrada dos aparelhos.

Dessa forma, todas as notas ficam lançadas de acordo com seus emissores, e a relação financeira/contábil fica vinculada apenas à Claro, que emitiu a fatura e lhe enviou a conta.

Abraços!

Daniel Portella

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
Juliano BR

Juliano Br

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 11:13

Daniel, muito obrigado, apesar do trabalho todo é isso mesmo que venho fazendo. Outra coisa como vc faz para escriturar no fiscal quando há varias contas telefonicas de linhas antigas de uma empresa que foi encorporada por outra e essas contas chagam com os dados ainda da encorporada, isso acontece tambem na conta de energia.

Abraços

"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre"
Chaplin
TATIANA DANTAS SALES

Tatiana Dantas Sales

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 10:48

Precido que algum colega me auxilie:
Uma empresa q esta no SPED tem um Fatura de Energia a ser escriturada.
Data de Emissao: 20/09/2011
Data de Pagamento: 04/10/2011

Como devo fazer a escrituração dessa NF de Compra de Energia Eletrica para estabelecimento comercial?

1º DEVO INFORMAR A DATA DE EMISSÃO OU A DATA DE PAGAMENTO NA ESCRITURAÇÃO?
2º COMO FICARIA A PARTE CONTABIL DESSA OPERAÇÃO?
3° ME INFORMARAM QUE DUAS MANEIRAS DE SE ESCRITURAR, GOSTARIA Q ME INFORMACEM A CORRETA:

1- FAZENDO PROVISÃO:
NA ESCRITA: LANÇAR
D- Despesas Energia Eletrica
C- Rede Cemat
NA CONTABILIDADE : FAZER A BAIXA COM
D- Rede Cemat
C- Caixa

2- INFORMANDO O NOTA NO SPED DO MES DO PAGAMENTO
ESCRITURANDO A MESMA COM DATA DE EMISSÃO: 20/09/2011 E DATA DE ENTRADA: 04/10/2011

Espero que os colegas possam me ajudar.

Tatiana Dantas Sales
Contadora
A contabilidade exige dinamismo, competência e qualidade.

MIRILENE FERREIRA MATTOS LIMA

Mirilene Ferreira Mattos Lima

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 08:46

Bom Dia!

Estou com duvida em questão da escrituração da Nota fiscal de Telefone *comunicação 1303 ou 1302.

Minha Duvida é:

Uma empresa *Vivo emiti a nota fiscal no valor de R$ 350,00, só que na mesma nota é emitida mais três Notas fiscais, uma para Telecomunicações de São Paulo no valor de R$ 50,00 outra para Telemar no valor de R$ 120,00 e a da Vivo no valor R$ 180,00. Estas notas fiscais descriminada na Nota Fiscal da Vivo têm de ser lançada separadamente? pois, pra mim as empresas Telemar e Telecomunicação de S.P. emitiu as notas descriminadas na fatura para a Vivo efetuar o pagamento para elas e não para o cliente da Vivo, porisso não acho correto efetuar o lançamento das notas fiscais descriminadas na fatura para empresa que está tomando o serviço de comunicação. Meu pensamento está correto? pois, faço o lançamento com o valor total da fatura neste caso somente para Vivo.

tudo posso NaquEle que me fortalece.
Manoel Orivaldo

Manoel Orivaldo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 14:29

Boa tarde.

Por favor, na hora de escriturar no livro de entrada as faturas de telefone qual informação eu coloco como sendo o numero da nota fiscal e qual a série? No caso séria uma fatura da vivo.


Muito obrigado.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 15:12

Mirilene Ferreira Mattos Lima - Sim, devem ser escrituradas separadamentes. O que você recebe como sendo a primeira página com o valor total, é a FATURA para pagamento. Os documentos fiscais são os discriminados atrás.

Manoel Orivaldo - Nas notas fiscais devem conter o nº da Série, caso não exista, use série U (Única).

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Viviane Mendonça de Oliveira Terra

Viviane Mendonça de Oliveira Terra

Iniciante DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 10:45

Amigo Lucas Trentin,

Concordo com você que o lançamento deva ser separado, mas como fica os juros neste lançamento?
Por exemplo:
Valor total da fatura: 8.800,00
- Nota Tim: 8.600,00
- Nota Oi: 50,00
- Juros: 150,00
Na fatura não menciona a que nota ou prestadora pertence estes juros. Se eu acrescentar em qualquer uma das prestadoras, posso estar fazendo errado, pois o juros provavelmente se refere a alguma fatura anterior, e podendo ser de alguma outra prestadora não mencionada na fatura atual.
Um cliente afirma que tenho que escriturar o valor total da nota com 8.600,00 p/ a Tim, e 50,00 p/ a OI, e o juros não entraria no lovro fiscal.
P.S.: Ressalto que a minha dúvida é no lançamento fiscal (apuração ICMS)

Sem alguém puder me ajudar eu agradeço.

Viviane Terra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.