x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.042

retenção de iss

João Pedro

João Pedro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 09:59

Bom dia,


Uma Empresa de LUBRIFIC.LIMPEZA,LUSTRAÇAO,REVISAO,CARGA/RECARGA,CONSER.REST (1401) enquadrada no Simples Nacional de Atibaia, irá prestar serviços para uma Empresa de Itapevi, e essa Empresa disse que é obrigado reter iss e mencionar essa retenção no corpo da nota.

Eu li a legislação e entendi que deve haver a retenção.

Minhas dúvidas:



Realmente é obrigatório a retenção?

Se é obrigatório, devo mencionar no corpo da nota a alíquota de ISS que consta na Tabela do Simples ou outra alíquota?



Hermann Quadros

Hermann Quadros

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 10:49

Bom dia, João

Conforme Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, os serviços de “Lubrificação, limpeza, lustração, revisão, carga e recarga, conserto, restauração, blindagem, manutenção e conservação de máquinas, veículos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peças e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS) ” o ISSQN é devido no local do estabelecimento do Prestador.
Se haverá retenção ou não dependerá da legislação do município de localidade do prestador, contudo, o ISSQN deverá ser recolhido, conforme mencionado acima, para o município de Atibaia.


Espero ter ajudado.

João Pedro

João Pedro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 13:51

Boa tarde, Hermann.

Agradeço pela resposta, mas ainda continuo com a dúvida de como terei que mencionar na nota a retenção.

Como sou novo na área e nunca tinha me deparado com essa situação, não quero errar com a Empresa.


Devo dar desconto referente ao valor do iss retido no valor bruto da nota ou emito a nota com o valor total e só menciono a retenção no corpo da nota?

O Valor Aproximado dos Tributos, devo calcular sobre o valor já com desconto do iss retido ou o valor cheio?


Agradeceria muito se você ou alguém pudesse me ajudar e ficaria agradecido mesmo se não der para me ajudar.


Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 12:22

Caro João Pedro,

Correto a postagem do colega Hermann Quadros, concordo com ele... e pela postagem dele vc não reveria reter o ISS.

Se fizer a tenção o tomador irá recolher o ISS em Itapevi e depois o município de Atibaia irá lhe cobrar o ISS tb.

Para não ter de pagar duas vezes esse ISS recomendo que converse com o fisco da prefeitura dos dois municípios para ver se um dos dois resolve seu problema.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.