x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 514

Diferencial de alíquota X Antecipação

Suellen Perez Westin

Suellen Perez Westin

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 15:37

Boa tarde.

Colegas, tenho dúvidas referente esta parte do ICMS aqui no RS.

Empresas da modalidade geral, recolhem DIFALI ou antecipação?
Ou seriam os dois?
Qual é a diferença?

Somente pelo DIFALI que faço a NF de apuração de débito e crédito?

Cida Pereira

Cida Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Financeiro
há 8 anos Domingo | 7 agosto 2016 | 17:23

Boa tarde.

Com o diferencial de alíquotas interestaduais, os produtos acabam se tornando mais caros para o consumidor final, pois se sou de SC e vendo para SP e este é consumidor final, o comprador pagará o diferencial de alíquota, se eu tirar do meu preço o diferencial do comprador acabo perdendo, mas se não tiro perco a competitividade.... Mas a minha pergunta é sobre o FCP - fundo de combate a pobreza. Minha mercadoria é moveis planejados para corporativo, a matéria prima principal é MDF, Compensado, então pergunto o FCP é sobre o produto, como saber se o estado destinatário terá que recolher esse FCP?Já procurei na legislação de alguns estados e não encontrei nada sobre a esse tipo de mercadoria. tem alguém que possa me ajudar? Esse questionamento é importante para que eu possa fazer o planejamento da tabela de venda para não perder vendas para outros estados . E aproveitando, na formação do novo preço tirando do valor da mercadoria o diferencia, preciso compensar com algum custo. A minha ideia é remanejar o roteiro de entregas, ou diminuir a folha de pagamento, mas de qualquer forma entro na questão da comissão do vendedor, pois se diminuo o preço de venda este perde a comissão. Alguém para me dar uma opinião? Também aproveito para agradecer a todos por aqui, pois sempre adquiro conhecimentos e uma área da qual estou começando .
Cida Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.