x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.380

Antecipação de ICMS na compra de ativo imobilizado em MG

Bruno Souza

Bruno Souza

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 18:49

Boa noite Pessoal,

Estou com algumas duvidas, sobre a antecipação de ICMS na compra do ativo Imobilizado, eu fiz uma compra de semi reboque com NCM 87163900 na data de 03-08-2016 no estado RS também nas datas em 10-09-2013 e outra em 02-10-2014, fiquei na duvida pois não recolhi diferença em nenhuma destas datas estou me baseado artigo 18 capitulo VII do RICMS MG, alguém tem algo parecido que possa me ajudar?

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Sábado | 6 agosto 2016 | 11:46

Bom dia!

Pelas regras do fórum, usar o nome "WJM" pode ser visto como inapropriado.

Pois bem, no passado você comprou as maquinas e não recolheu o diferencial de alíquota, é isso?

Se eu entendi bem você comprou, apropriou-se o crédito de ICMS, que é devido, e não recolher o percentual de diferença de alíquota entre os estados. Se for isso, terá que fazer p recolhimento com juros para se resguardar para uma possível fiscalização.

Verifiquei se realmente há diferença de alíquota porque muitas maquinas/equipamentos/veículos em MG é 12% e não 18%.

Ar. 42 (b.4/B.62)
www.fazenda.mg.gov.br

www.fazenda.mg.gov.br

Att,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Bruno Souza

Bruno Souza

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 09:42

Bom dia,

Me desculpe a inconveniência mas já alterei o nome, sou Bruno Souza.

Minha empresa é do simples nacional, minha duvida é se nesta datas eu estaria obrigado a recolher o diferencial, conforme foi dito em Minas é 12% então não teria diferença a ser recolhida para o ativo imobilizado, porém não conseguir ter convicção de quando este beneficio passou a valer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.