x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 13.421

Que tipo de nota fiscal se emite para quem presta serviço de

Hellen Aguiar

Hellen Aguiar

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 12:43

boa tarde!

estou com uma empresa enquadrada no anexo ii do simples nacional. exerce atividade de fabricação de artigo de serralheria, exceto esquadrarias. estou com dúvida de que tipo de nf emito, essa dúvida me surgiu quando fui gerar a das, lá na descrição do serviço não aparece a opção para prestação de serviços do anexo ii. antigamente, o rapaz que estava no meu lugar simplesmente enquadrava ele no anexo iii, mas não concordo pelo tipo de serviço que ele exerce. pesquisei no google e achei uma moça dizendo que quando for gerar a das é só selecionar a opção venda de mercadoria industrializadas pelo contribuinte. eu entendo que isso é uma prestação de serviço e não venda.

como emitir essa nota fiscal? seria serviço mesmo?

agradecida!!

Daniel Pereira

Daniel Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 12:49

Hellen, boa tarde.
O anexo II é destinado somente para industrias (produção e venda de mercadorias) e não prestadoras de serviço.
Quais os CNAES dessa empresa ?

Atenciosamente;

Daniel Pereira
Daniel Pereira

Daniel Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 13:02

Hellen, esse CNAE pode ser tributado tanto pelo anexo II quanto pelo anexo III.

Agora tudo vai depender do que está executando.

EX: Você compra materiais para produção e venda própria dos seus produtos, devera emitir uma Nota Fiscal Eletrotônica (DANFE modelo 55) e será tributado no anexo II.

EX²: Você fara um reparo em um portão de um cliente, então devera emitir uma Nota Fiscal de Serviços e será tributado no anexo III.



Atenciosamente;

Daniel Pereira
Hellen Aguiar

Hellen Aguiar

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 13:06

Humm...

Mas e se ele exerce as duas atividades? Por exemplo, recentemente ele fez em um mesmo local "grades de ferro" e "manutenção em portão de garagem". Como ficaria uma nota dessas? Ou é nota de serviço ou de venda de produto, não?

Minha preocupação é de estarmos emitindo nota errada para ele...

Daniel Pereira

Daniel Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 13:12

Eu entendo que ele deverá:

1 º - Emitir uma NFE para venda das grades de ferro produzidas. (Anexo II)
2º - Emitir uma NFS para o serviço de manutenção que presta. (Anexo III)

Atenciosamente;

Daniel Pereira
Hellen Aguiar

Hellen Aguiar

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 13:20

Nossa, muito obrigada!

Só mais uma coisa, a última.. prometo! rsrs

Estamos emitindo nesse tempo todo nota de serviço, há algo que devemos fazer para reverter? Isso implicaria algum tipo de problema futuro para a empresa?

Daniel Pereira

Daniel Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 13:31

Olha, talvez se um dia a empresa passar por fiscalização dependendo da interpretação do fiscal ele pode aplicar algum auto de infração.
O que você pode fazer é uma denuncia espontânea para não ser pega de surpresa, para isso procure ajuda de um contador.



Atenciosamente;

Daniel Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.