x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.283

Retenção de ICMS e ISS sobre serviço de transporte de valore

Rosana Silva

Rosana Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2016 | 16:17

Boa tarde,

Estou com uma duvida em relação a qual retenção fazer na minha nota de serviço de transporte de valores, intermunicipal, pois minha empresa fica localizada em uma cidade "x", mas me desloco da minha cidade para uma cidade "y" onde recolho o malote a ser guardado, e retorno para a cidade "x" onde é feita a guarda do malote, estive pesquisando e creio que seria devido o ICMS, mas não tenho certeza, podem me ajudar.

De já agradeço.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 10:11

Cara Rosana Silva,


Para entender melhor é necessário analisar somente o serviço que é realizado, sendo irrelevante de onde saiu o "carro" e pra onde ele voltou.

Vc deve analisar de onde pegou o "malote" e pre onde levou o "malote", ou seja, o serviço.

No caso que descreveu vc pegou o malote na cidade "y" e levou o malote para a cidade "x", portanto é um serviço de natureza intermunicipal. (ICMS)

Um exemplo diferente: se pegar o malote na cidade "y" e levar a um banco(instituição financeira) na própria cidade "y", é um caso de serviço de natureza municipal. (ISS)

Sendo irrelevante onde saiu ou parou o "carro" que efetuou o serviço.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.