x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.749

Empresa inativa e certificação digital

Paulo Israel

Paulo Israel

Iniciante DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 12:08

Prezados Senhores,
Tenho uma micro empresa (ME ltda.)desde 1999 e nunca teve empregados, eu a utilizei para prestar serviços e emitir notas fiscas (nf).
Ocorre que ha mais de 8 anos que não a utilizo porem o cnpj está ativo. Agora que estou desempregado preciso reativá-la. como não tenho conhecimento de contabilidade, jamais fiz qualquer tipo de alteração ou aviso a receita municipal ou estadual de minha situação. A única coisa que sei é que não tenho dívidas conhecidas. Agora preciso emitir nf novamente e não sei como proceder pois é preciso certificação digital. Voces pode me orientar ? Nem saber se sou simples eu sei, acredito que eu seja lucro presumido. Como informação adicional, eu não sou empregado da empresa, retirava o pró-labore de sócio e por isso nunca fiz nenhuma escrituração, só as fiz na época em que emitia as nf.
Por seu conselho, muito obrigado.

Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 16:07

Paulo;
Boa Tarde!

Uma empresa mesmo Inativa, gera obrigações e declarações a serem cumpridas.
Aconselho que procure um contador a fim de verificar a fundo a situação atual de sua empresa e te auxiliar quanto a regularização da mesma.
Quanto a questão da emissão de NF-e o contador também poderá te auxiliar, a aquisição do certificado em si, é bastante tranquila, até os Correios emitem Certificado Digital.
Boa Sorte!

Abraços

Lucélia Fiuza

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
Paulo Israel

Paulo Israel

Iniciante DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 16:24

Obrigado pela sua resposta Lucélia,