x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 636

Dúvidas sobre pagamento de IVA-ST

Bruno

Bruno

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 11:17

Bom dia.

Antes de mais nada, peço desculpas se posto no local errado.
Procurei no fórum e não achei m questionamento igual ao meu, portanto resolvi postar. Já adianto que sou leigo no assunto.

Recentemente comprei um monitor da Dell através do site oficial deles.
A Dell faz uma espécie de "promoção" para empresas contribuintes do ICMS, baixando o preço dos produtos.
Pedi autorização dos meus patrões (que são meus cunhados) e utilizei o CNPJ da empresa para a compra do produto.
Utilizando este método, baixei o preço de R$ 3.200,00 para R$ 2.400,00 pago no boleto.
Pois bem, a compra foi feita dia 01/09 e por se tratar de um produto importado (no site não havia nada explicando isso, só descobri ser importado DEPOIS de pagar) me deram prazo de entrega 23/09.
Não havia recebido nota fiscal eletrônica, algo que estranhei pois só faço compras pela internet e sempre recebo NFS-e.
Em um fórum de entusiastas, em uma discussão sobre o desempenho deste monitor, alguém levantou a questão sobre pagamento de tributos (ICMS). Pedi uma segunda via de nota fiscal no site da Dell (ferramenta própria para isso) e a recebi hoje (19/09) com data de emissão 15/09.
Enviei para a contabilidade da empresa para saber se teria que pagar algum tributo e me disseram que eu teria que pagar mais de R$ 500,00 de IVA-ST. E mais, disseram que esta cobrança vence no mesmo dia da emissão da nota (que foi 15/09) e que iria gerar juros.